Canela decretou situação de emergência por causa dos danos causados pelo temporal da terça-feira (16). As rajadas de vento que atingiram a cidade chegaram a 102,9 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A medida foi tomada, segundo a Prefeitura, diante da necessidade de se estabelecer uma situação jurídica especial que permita a imediata recomposição das áreas afetadas, bem como fornecimento de materiais em caráter de assistência à comunidade.
O prefeito em Exercício, Jefferson de Oliveira, acompanhado do secretário Geral de Governo, Jonas Bernardo, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Silveira, visitou alguns dos pontos mais afetados pela chuva, como o bairro Santa Marta, onde três casas foram completamente destruídas.
Os atendimentos na localidade estavam sendo feitos pela Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito, “autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.
“O decreto assinado vai permitir que possamos ter mais agilidade na utilização de recursos para promover dignidade para as famílias atingidas. Algumas famílias perderam tudo e a Defesa Civil apoiará cada uma delas através de ações fundadas neste decreto”, explica o prefeito.
Liberação da Rota Panorâmica
No final da manhã desta quarta-feira (17), os agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização liberaram a rodovia Arnaldo Oppitz – Rota Panorâmica – que estava bloqueada devido à queda de árvores.
A equipe da Secretaria de Obras, com ajuda de voluntários, uniu esforços para realizar a desobstrução da via de forma ágil. Reconhecendo a importância estratégica dessa rota, vital para acessar diversos atrativos turísticos e o interior de Canela, o trabalho conjunto buscou restabelecer o tráfego o mais rápido possível.
LEIA TAMBÉM