O Governo do Estado alertou na noite de segunda-feira (15) sobre o tempo severo em praticamente todo o Estado. No vídeo, o governador Eduardo Leite e o coordenador da Defesa Civil informam que será feito monitoramento especial do nível do Rio Caí, que pode atingir a cota de inundação se a chuva prevista se confirmar.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A região do Vale do Caí enfrentou no ano passado a pior enchente das últimas décadas. Pensando na proteção dos moradores, o prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, se reuniu, na manhã desta terça-feira (16), com uma equipe da Defesa Civil para elaborar o plano de contingência caso as previsões se confirmem.
- TEMPESTADE: Veja imagem impressionante da supercélula de temporal que avança para o Rio Grande do Sul
- TEMPESTADE: Grande Porto Alegre está na área de maior risco; confira como instabilidade chega nas regiões do RS
“Se houver elevação do nível do rio a ponto de termos que fazer a remoção de algumas famílias da zona ribeirinha, a equipe já vai estar preparada, os caminhões já serão enlonados hoje a tarde, e nós estaremos a postos. Faremos um acompanhamento de hora em hora do nível do Rio Caí assim que as chuvas iniciarem. E faremos também a divulgação das medições”, afirma Campani.
Caso o rio chegue na cota de inundação, a remoção das famílias das zonas ribeirinhas será feita. ”Como há uma perspectiva de termos temporais, a nossa equipe da Secretaria de Obras também já está a postos, caso haja necessidade, ou se formos chamados para quedas de árvores ou coisa assim. Essa reunião foi de trabalho, preventivo, e com um plano de contingência pronto. Se houver necessidade, tomara que não, estaremos prontos para atuar”, garante o prefeito.
LEIA TAMBÉM