abc+

DEPOIS DO TEMPORAL

TEMPESTADE: Porto Alegre tem 1,2 milhão de habitantes sem água, informa Dmae

Segundo o diretor-geral do órgão, Maurício Loss, transtorno é consequência da falta de energia elétrica por toda a cidade

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 17/01/2024 às 11h:21 Última atualização: 17/01/2024 às 11h:23
Publicidade

Fortemente atingida por uma tempestade na noite desta terça-feira (16), Porto Alegre está praticamente sem fornecimento de água na manhã desta quarta-feira (17). Segundo a Prefeitura, apenas uma das seis estações de tratamento de água está funcionando. A maioria das 87 estações de bombeamento de água tratada também está fora de operação.

Queda de árvores e postes deixa parte de Porto Alegre sem luz, o que afeta o abastecimento de água | abc+



Queda de árvores e postes deixa parte de Porto Alegre sem luz, o que afeta o abastecimento de água

Foto: EPTC/Divulgação

O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, informou nesta manhã que aproximadamente 1,2 milhão de habitantes estão desabastecidos. O número de moradores que é atendido normalmente não chega a 200 mil.

“Muita gente ainda não percebeu a falta d’água porque os reservatórios de casas e edifícios seguram por algumas horas”, alertou. Segundo Loss, o sistema de tratamento de água do bairro Belém Novo, no extremo sul da capital, é o único que opera normalmente.

Os demais estão parados devido à falta de energia elétrica. Segundo Loss, a estação de tratamento do bairro Menino Deus já está sendo religada. No entanto, inicialmente o impacto será pequeno. “A maioria das estações de bombeamento segue sem luz. E elas são fundamentais para ajudar a distribuir a água”, ponderou.

Conforme o diretor-geral do Dmae, a Prefeitura está conversando com a CEEE Equatorial para que a concessionária tente priorizar o atendimento às regiões mais atingidas pela falta d’água. O Dmae ainda não deu uma previsão de quanto tempo o sistema levará para ser normalizado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade