SÃO VICENTE DO SUL

TEMPESTADE: Paciente de hospital destelhado morre a caminho de outra casa de saúde no RS

Após forte temporal, internos do hospital municipal precisaram ser levados para unidade hospitalar de cidade vizinha

Publicado em: 17/01/2024 15:28
Última atualização: 17/01/2024 15:29

Um paciente do Hospital Municipal de São Vicente do Sul morreu durante a transferência hospitalar. No fim da tarde da terça-feira (16), a cidade foi atingida por um temporal. Segundo a Defesa Civil do município, as rajadas de vento atingiram 115 km/h. Com isso, parte da casa de saúde ficou destelhada e pacientes precisaram ser levados para outros hospitais. Dois foram transferidos para a unidade da cidade de Mata, ainda durante a tempestade, e mais tarde, outros dois para Jaguari. 


Hospital de São Vicente do Sul ficou parcialmente destelhado após temporal na terça-feira (16) Foto: Reprodução/Redes Sociais/SES

A vítima é um idoso de 70 anos que estava internado por causa de um câncer. Conforme a Defesa Civil, ele estava debilitado e sob cuidados paliativos. O homem morreu enquanto estava a caminho da outra unidade de saúde.

A ala sul do hospital, onde ficam leitos e o setor de raio-x, foram afetadas. A casa de saúde possui uma estrutura com 19 leitos em unidade de cuidados prolongados. A prefeitura comunicou pelas redes sociais que o “hospital municipal está interditado até recuperação dos danos”.

O comunicado ainda orienta a população em casos de urgência e emergência a procurar atendimento no ESF Centro. As consultas agendadas nas unidades básicas estão suspensas até segunda-feira (22).

De acordo com a Defesa Civil, o maior dano na cidade foi no hospital. Uma unidade de saúde também teve danos, mas os atendimentos prosseguiram. Equipe do órgão municipal esteve pelas ruas da cidade na manhã desta quarta-feira para avaliar os estragos. Apenas 4 casas tiveram danos leves.

Ajuda do Estado

Ainda na noite da terça, o prefeito Fernando Pahim informou que procurou assistência da Secretária de Saúde e a Defesa Civil do Estado para relatar os danos. Como já estava cumprindo agenda em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira ele encontrou com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, que assegurou apoio do governo estadual para a recuperação do hospital.

Em vídeo ao lado de Arita, o prefeito cita reunião com o governador Eduardo Leite, que também sinalizou apoio e mencionou a elaboração de projetos para a recuperação do hospital da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas