A Grande Porto Alegre e a região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, bem como o Litoral Norte, estão na área de alto risco de tempestade e devem ter chuvarada e vendaval especialmente nesta quarta-feira (17). É o que alertam a MetSul Meteorologia, a Defesa Civil estadual e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, as tempestades devem começar ainda na manhã desta terça-feira em pontos do Uruguai e da Argentina. Ao longo da tarde, uma poderosa instabilidade avança para o Rio Grande do Sul, atingindo as regiões Oeste, Campanha e Sul, podendo chegar ainda ao Centro do RS.
Enquanto isso, na Grande Porto Alegre o tempo ainda estará seco e abafado. As máximas chegarão a 37ºC, o que pode provocar chuva isolada. Na noite desta terça-feira já chove forte no Sul gaúcho, com rápido avanço em direção à região leste, alcançando a área metropolitana.
“Não há consenso entre os dados sobre o horário da mudança do tempo em Porto Alegre e região. Alguns indicam já no fim da tarde de terça e outros apenas na madrugada da quarta. Mas, com o calor intenso que precederá a chuva, é alto o risco de temporal com vento forte e/ou chuva intensa no momento inicial da virada do tempo na Grande Porto Alegre”, resume Nachtigall.
Até quinta-feira (18), municípios de todas as regiões do Estado poderão registrar acumulados de mais de 100 milímetros em menos de 48 horas. Muitas cidades terão acumulados de até 200 milímetros e não é descartado que, em pontos isolados, o acumulado chegue a 300 milímetros. Seria a chuva esperada para dois meses em apenas dois dias.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags