abc+

CHUVA EXTREMA

TEMPESTADE: Porto Alegre atinge média do mês de chuva em poucas horas e previsão para semana é preocupante no RS

Em seis horas, choveu mais de 50 milímetros em cidades da região; confira como serão próximos dias no Estado

ico_abcmais_azul
Publicado em: 30/04/2024 às 09h:39 Última atualização: 30/04/2024 às 10h:15
Publicidade

As chuvas excessivas durante a madrugada até a manhã desta terça-feira (30) causaram alagamentos e estragos, no Rio Grande do Sul. Em poucas horas, Porto Alegre atingiu a média de abril, segundo a MetSul Meteorologia.

Da madrugada até manhã desta terça, choveu mais de 30 milímetros em Novo Hamburgo  | abc+



Da madrugada até manhã desta terça, choveu mais de 30 milímetros em Novo Hamburgo

Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

Somente entre meia noite e 6 horas da manhã de hoje, choveu praticamente a média do mês de abril em Porto Alegre, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com bairros chegando a 60 milímetros.

Ainda, no intervalo de apenas uma hora, entre 2 e 3 horas da manhã, choveu de 30 a 40 milímetros em diversos pontos da capital.

Nas cidades da região metropolitana, o número não foi muito diferente no período de seis horas. Em Canoas e Viamão, foram 56 milímetros, 52 em Gravataí, 50 em Sapucaia do Sul, 42 em Alvorada e 35 em Novo Hamburgo e Campo Bom.

Desde o final de semana, foram 160 milímetros de chuva em POA, ultrapassando a média histórica de abril pela série de 1991-2020, que é de 114,4.

Até quando vai chover no RS?

Imagens de satélites GPES-16 registraram nuvens muito carregadas se formando no Oeste, próximo de Alegrete, avançando para o Leste do RS, entre 23 horas de segunda-feira e 3 da manhã de hoje, conforme a MetSul. Elas se organizaram em uma linha de temporais, com chuva forte e vento. 
“A previsão preocupa”, afirmaram os meteorologistas. Conforme ela, a chuva continua com grande intensidade até o começo de sábado (4). “Tem muita chuva ainda por vir para Porto Alegre e região”, concluíram.
Nesta terça-feira, a precipitação segue durante o dia, alterando entre momentos intensos e um pouco mais calmos. Ela continua com força durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta (1º). 
Já na quinta-feira (2), a previsão é que uma frente fria aumente a precipitação. Entre a tarde e a noite de sexta (3) e o começo de sábado (4), uma área baixa pressão faz com que o risco de chuvas excessivas se eleve. No domingo, dados indicam que o tempo pode continuar instável.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade