FENÔMENO CLIMÁTICO
TEMPESTADE: Microexplosão é confirmada em cidade do RS; telhados de 1,2 mil casas foram destruídos
Fenômeno climático que atingiu São Luiz Gonzaga, na região das Missões, afetou também comércios, escolas, postos e secretaria de saúde e o Museu Arqueológico do município
Última atualização: 16/06/2024 13:52
Fenômeno classificado como microexplosão foi confirmado, neste domingo (16), pela Sala de Situação do Estado em São Luiz Gonzaga, na região das Missões.
Na noite deste sábado, o fenômeno deixou rastro de destruição na cidade, com cerca de 1,2 mil casas destelhadas. O vento forte e a queda de granizo também deixaram estragos em comércios, escolas, postos e secretaria de saúde e no Museu Arqueológico do município.
A microexplosão aconteceu por volta das 22h30 "decorrente de uma intensa instabilidade associada a uma frente-fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade do Norte do País", explica a Defesa Civil do RS. Uma equipe do órgão se deslocou até a cidade no início da madrugada para apoiar a administração municipal.
Além da Defesa Civil estadual e municipal, atuam na cidade guarnições da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e equipes da administração municipal.