PREVISÃO DO TEMPO

TEMPESTADE: Inmet alerta para perigo no RS entre terça e quarta-feira; entenda o que está por vir

Governador Eduardo Leite diz que forças de segurança estão preparadas para atendimentos; MetSul Meteorologia prevê tempo severo

Publicado em: 16/01/2024 01:42
Última atualização: 16/01/2024 02:52

O Rio Grande do Sul será atingido por forte tempestade entre terça (16) e quarta-feira (17) desta semana, informam o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil estadual e a MetSul Meteorologia.


Inmet emite alerta de perigo para todo o território do RS entre terça e quarta-feira Foto: Reprodução

A tempestade vai atingir o Estado na sequência de outra, registrada no fim da tarde de domingo (14) na Grande Porto Alegre e Vale do Sinos. Nesta segunda-feira (15) à noite ainda havia mais de 5 mil clientes sem energia elétrica na região, segundo informou a concessionária de energia RGE.

Nesta segunda-feira o Inmet emitiu alerta laranja para todo o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina por conta da tempestade que está por vir. Válido entre 8 horas desta terça-feira e 10 horas de quarta, o alerta laranja indica perigo.

Segundo o instituto, há risco de chuva forte (até 100 milímetros por dia), vendaval (até 100 quilômetros por hora) e queda de granizo. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destaca o Inmet.

Na noite desta segunda-feira o governador Eduardo Leite e o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Luciano Boeira, divulgaram vídeo nas redes sociais alertando para a tempestade que está por vir. A atenção é válida para entre terça e quinta-feira (18), disse o governador.

O alerta do Estado chama atenção especialmente para as regiões do Vale do Caí e do Litoral Norte. As duas regiões já foram duramente atingidas por tempestades ao longo do ano. O Vale do Caí teve, em 2023, a maior enchente das últimas décadas.

Segundo a Defesa Civil, diante de um cenário de chuva intensa, não se descarta que o Rio Caí atinja sua cota de inundação. Segundo Luciano Boeira, nesta segunda as forças de segurança do Estado fizeram uma reunião preparatória e as prefeituras foram avisadas. "As forças de segurança estão de prontidão", garantiu Leite.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o quadro de tempo severo deve se formar entre o fim da tarde e a noite desta terça-feira na Grande Porto Alegre e região dos Vales. Não de descarta chuva superior a 100 milímetros, além de vendaval e queda de granizo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas