CHUVA EXTREMA
TEMPESTADE: Grande Porto Alegre está na área de maior risco; confira como instabilidade chega nas regiões do RS
Tempestade pode gerar ventos de até 100 km/h e volumes de 200 a 300 milímetros em cidades do Estado
Última atualização: 16/01/2024 15:18
A Grande Porto Alegre está na área de mais alto risco para volumes extremos de chuva durante a onda de tempestades que chega no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16), de acordo com a MetSul Meteorologia. Há três alertas para temporais no Estado, publicados pelo Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Defesa Civil do RS.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Vinda da Argentina, a onda passa por Uruguai e chega ao Rio Grande do Sul. Já há imagens de nuvens carregadas chegando ao país uruguaio na tarde de hoje. A instabilidade pode causar acumulados isolados de 100 a 200 milímetros até quinta, mas há possibilidade de cidades terem marcas de 200 a 300 milímetros, em especial da Grande Porto Alegre.
Os locais do Estado mais afetados por temporais severos serão sul, oeste, centro e parte do leste nesta terça. Na quarta, instabilidade atinge todas as regiões.
Confira a rota:
A terça iniciou ensolarada em todo Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas, mas o tempo na oeste e a fronteira com Uruguai começa a mudar. A instabilidade viaja para a campanha e o sul, com a precipitação localmente extrema e possibilidade de temporais fortes a severos, com granizo e rajadas de até 100 km/h.
Do final da tarde até madrugada de quarta-feira (17) é quando as coisas pioram muito no oeste e sul, parte do centro e leste do Estado. As regiões de Pelotas, Jaguarão, Rio Grande e Bagé são as que mais preocupam, tendo excesso de chuva e risco de ventos intensos em diferentes pontos no período.
Do sul, as tempestades se deslocam por parte do leste. O calor intenso das demais regiões pode formar nuvens isoladas, carregadas com temporais ainda na segunda metade desta terça-feira. Em locais do norte e noroeste, a instabilidade pode chegar somente na quarta.
Ainda não se sabe em que momento as tempestades chegam na região metropolitana de porto alegre, podendo ser desde fim da tarde de terça até a madrugada de quarta. Entretanto, com o calor intenso que faz na área, o risco para temporais com vento forte e chuva intensa no começo da virada de tempo é alto.
Durante a quarta-feira, outra baixa pressão reforça a instabilidade na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, trazendo precipitações intensas, com raios e risco de temporais com vento.
A previsão é que o pior da instabilidade no Estado se concentre entre a tarde de terça e ao longo de quarta. Na quinta, ainda pode ter chuvas ocasionais fortes no norte e noroeste, mas o resto do RS vê o tempo melhorar ao longo do dia com a presença do sol.
Já na sexta-feira (19), nuvens e chuvas isoladas podem aparecer por conta do calor, mas ainda terá o sol presente. No fim de semana, tempo firme predomina com temperaturas agradáveis e dias ensolarados.