O governador Eduardo Leite (PSDB) conversou por telefone entre a tarde e a noite desta terça-feira (30) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), em busca de apoio para o Estado diante de mais um fenômeno climático extremo em pouco mais de meio ano.
“O governo apela para todo apoio aéreo possível. Há pessoas isoladas precisando de resgate em Sinimbu, Candelária e em outros tantos municípios”, disse Leite no início da noite. Ele explica que os equipamentos do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da Polícia Civil não podem operar em condições climáticas adversas.
Segundo Leite, dois helicópteros da Aeronáutica já estão sendo empregados no atendimento a atingidos pela tempestade. “Mas a gente precisa de mais, estamos fazendo um apelo”, frisou, dizendo que “esta tempestade pode ser até mais grave que as de setembro e novembro”.
O governador destacou ainda que, neste momento, a prioridade é resgatar pessoas e salvar vidas. “Nosso foco total está em salvar vidas. Portanto, é fundamental que as pessoas não se coloquem em situação de risco. É preciso redobrar os cuidados. Não precisamos aumentar o número de pessoas a serem socorridas”, pediu o governador.
Presidente @LulaOficial, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) April 30, 2024
LEIA TAMBÉM