APÓS A CHUVA

TEMPESTADE: Famílias ficam desalojadas e casas são interditadas em Parobé; veja os estragos no Estado

Conforme estação meteorológica do Inmet, quantidade de chuva equivale a 58,5% do total esperado para abril

Publicado em: 28/04/2024 15:47
Última atualização: 28/04/2024 21:36

A tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul entre a tarde de sábado (27) e manhã deste domingo (28) causou estragos em ao menos 22 municípios.


Estragos em Parobé Foto: Defesa Civil

Os dados divulgados pela Defesa Civil do Estado levam em conta as cidades que entraram em contato com o governo, comunicando os problemas ocasionados pela chuva, são elas: Arroio Grande, Bom Jesus, Boqueirão do Leão, Estância Velha, Guaíba, Guaporé, Mato Leitão, Monte Alegre dos Campos, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, São Martinho da Serra, Venâncio Aires e Vera Cruz, Campinas do Sul, Barão de Cotegipe, Cruzaltense, Erval Seco, Mariano Moro, Três Arroio, Parobé e Porto Alegre;

Em Parobé, sete residências foram interditadas no bairro Muck e as famílias ficaram desalojadas. Conforme a Defesa Civil municipal, os danos foram causados pelo deslizamento de terra na região. As famílias se realocaram em casas de parentes. São cerca de 17 pessoas afetadas pelos estragos. 

A prefeitura explicou que um geólogo e um engenheiro civil estiveram no local dos deslizamentos fazendo a avaliação prévia, determinando que as residências fossem desocupadas. Nesta segunda-feira (29) será gerado um lado e feita nova avaliação, visando determinar se há construções irregulares no local, comparando os projetos aprovados com o que foi executado em cada lote interditado.

Sete casas foram interditadas em Parobé Foto: Defesa Civil

Chuva registrada

De acordo com dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada em Campo Bom, no Vale do Sinos, foram registrados 76,2 milímetros de chuva entre a tarde de sábado e às 9 horas de domingo. A quantidade equivale a 58,5% do total esperado para o mês de abril.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas