abc+

ESTADO EM ALERTA

TEMPESTADE: Eduardo Leite alerta para risco de novas inundações e deslizamentos no RS; saiba até quando chove forte

Governador destacou quais regiões gaúchas estão em alerta

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 17/06/2024 às 22h:10 Última atualização: 17/06/2024 às 22h:19
Publicidade

O governo do Rio Grande do Sul publicou nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (17), um vídeo de Eduardo Leite falando sobre a situação das chuvas que atingem o Estado. O governador se dirigia ao Vale do Taquari para acompanhar as ações das forças de segurança em relação a uma nova elevação do Rio Taquari.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Eduardo Leite | abc+



Eduardo Leite

Foto: Reprodução

“A chuva que a gente teve no domingo (16) já fez elevar muito o rio, ele estabilizou, mas a partir desta noite de segunda-feira, nós temos uma previsão de um novo volume de chuvas, ao longo da terça-feira (18) deve chover bastante”, ressalta Leite.

As atenções neste momento, segundo ele, estão voltadas para o Vale do Taquari, o Vale do Caí, a Serra gaúcha e o litoral norte. “Cada uma dessas regiões, de diferentes maneiras, devem ter resposta em função das chuvas”, diz, citando a probabilidade de inundações nos dois vales – onde já estão ocorrendo evacuações -, deslizamentos na Serra, e alagamentos e deslizamentos nas cidades litorâneas.

Mais chuvas

Junto do governador, a meteorologista da Sala de Situação Cátia Valente ressaltou que as chuvas devem ganhar intensidade ao longo da noite desta segunda-feira e seguir assim até quarta-feira (19). “Então, nós vamos ter volumes de chuva muito expressivos novamente e, de novo, em toda a metade Norte do Rio Grande do Sul”, afirma.

Segundo ela, os volumes de chuva podem variar de 100 a 200 milímetros, podendo chegar, pontualmente, a até 250 milímetros.

A MetSul Meteorologia destaca que o início da terça-feira deve ser de chuva forte no Norte e no Nordeste do Estado. Com muitas nuvens, da tarde para a noite, a instabilidade volta a se estabelecer sobre o território gaúcho, avançando pelas regiões com chuva localmente forte, raios e risco de temporais e queda de granizo.

Na quarta-feira, segue chovendo na maioria das regiões e no Sul gaúcho, por exemplo, chove forte de forma isolada.

Abaixo, confira o vídeo:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade