A Defesa Civil de Igrejinha emitiu alerta de altos “riscos hidrológicos e geológicos” neste domingo (16). O aviso refere-se a possíveis consequências das fortes chuvas que atingem o município do Vale do Paranhana desde o início do fim de semana, sejam elas hidrológicas, como inundações e alagamentos, ou geológicas, como deslizamentos de terra e desabamentos.
Medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registra que o nível do Rio Paranhana atingiu 3,68 metros às 15h40 deste domingo. Assim, totalizando um acumulado de 106,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Igrejinha.
Conforme o comunicado, a avaliação do cenário é de nível de atenção, o que gera avisos para a Defesa Civil estadual e municipal, a fim de que realizem medidas preventivas.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, diz que há risco iminente de transbordo do Rio Paranhana. “Já temos um acumulado de quase 100 milímetros de chuva, por isso peço a todo que fiquem atentos, pois o rio vai continuar subindo”, pediu Horlle em vídeo publicado nas redes sociais.
Conforme o chefe do Executivo, o Plano de Contingência já foi acionado para iniciar a retirada de moradores e bens materiais das áreas de risco.
Veja o vídeo:
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags