O Rio Grande do Sul volta a presenciar momentos de muita tensão em função dos altos acumulados de chuva. Em 24 horas, a cidade de Segredo, no Vale do Rio Pardo, registrou os maiores acumulados, conforme dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) nesta terça-feira (30). Foram 260 milímetros. O dado impressiona, ainda mais com a projeção de mais chuva nos próximos dias.
Em 8º no levantamento do Cemaden está Lajeado, cidade do Vale do Taquari. Os vales, castigados em setembro do ano passado, estão novamente no radar de alerta do Estado. Além das estradas interditadas e dos alagamentos, quatro das cinco mortes confirmadas são dessas regiões gaúchas.
Por volta das 19 horas desta terça, a Defesa Civil do Estado emitiu dois alertas para o Rio Taquari. O primeiro informa que o rio está acima da cota de inundação a partir Encantado e que segue em elevação. E o segundo alerta para o risco de inundação durante o período da noite. Ambos possuem validade de 24 horas.
Uma das orientações do órgão é que, caso a população seja surpreendida pelo tempo severo, não atravesse alagamentos a pé ou de carro.
- “Governo apela para todo apoio aéreo possível”, diz Eduardo Leite
- Ponte da RSC-287 é levada pela água em Santa Maria; cena é impressionante
Alerta vermelho
Além dos dois alertas da Defesa Civil do RS, há outros dois do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um deles é vermelho, que indica grande perigo, para os altos acumulados de chuva e possui vigência até as 18 horas de quarta-feira (1°), Dia do Trabalhador.
O outro é para tempestade, que indica, além da precipitação, rajadas de vento de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Este segue até as 18 horas de quinta (2).
LEIA TAMBÉM