RIO GRANDE DO SUL
TEMPESTADE: Defesa Civil confirma estragos em seis municípios, incluindo dois do Vale do Sinos
Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, foi o mais atingido, com mais de 600 casas total ou parcialmente destelhadas
Última atualização: 27/04/2024 21:00
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou no início da noite deste sábado (27) que até o fim da tarde seis municípios já tinham reportado registros de danos em decorrência da tempestade que atingiu parte do Estado ao longo do dia. Destes seis municípios, dois são do Vale do Sinos.
Em Novo Hamburgo, segundo a Defesa Civil municipal, as principais ocorrências são relacionadas a alagamentos. Arroios transbordaram, causando transtornos inclusive na região central da cidade. Como de costume, o arroio Luiz Rau transbordou e houve alagamento na região do cruzamento da Nicolau Becker com a Pedro Adams Filho.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que não houve registros graves e que equipes da Defesa Civil percorrem locais mais sensíveis da cidade para verificar a situação, incluindo os bairros Canudos e Santo Afonso. "Não houve registro de chamados destes bairros", informou a assessoria.
Seis ocorrências em Estância Velha
Na cidade vizinha de Estância Velha foram seis ocorrências, apontava balanço parcial da Defesa Civil divulgado no início da noite. No bairro Rincão dos Ilhéus um muro caiu em um terreno, sem atingir outra estrutura. No bairro União o pátio de uma casa ficou alagado.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Estância, houve alagamentos em pontos isolados da cidade. Equipes percorreram a cidade entre o fim da tarde e o início da noite para conferir os prejuízos.
Santa Cruz é a cidade mais atingida pela tempestade
O município de Santa Cruz do Sul foi fortemente atingido pela tempestade do início da tarde deste sábado. Segundo a Defesa Civil estadual, houve estragos também na cidade vizinha de Vera Cruz.
No início da noite a Prefeitura de Santa Cruz soltou nota atualizando o balanço dos estragos. Os bairros João Alves e Belvedere, na região leste da cidade, foram os mais atingidos. Pelo menos 750 residências foram total ou parcialmente destelhadas, sendo 470 no bairro João Alves. Árvores e postes caíram. O granizo, que se acumulou nas ruas, também danificou veículos.
A estimativa da Prefeitura é que um total de 3,1 mil pessoas tenham sido impactadas pela tempestade na cidade. Até o início da noite a Secretaria de Desenvolvimento Social já havia distribuído mais de 7 mil metros de lona aos atingidos. Neste domingo (28) haverá distribuição de telhas.
Veja a lista das cidades atingidas pela tempestade, segundo a Defesa Civil do RS
- Santa Cruz do Sul
- Vera Cruz
- Guaíba
- Estância Velha
- São Martinho da Serra
- Novo Hamburgo