RIO GRANDE DO SUL
Tempestade com vendaval e granizo deixa rastro de estragos no interior do Rio Grande do Sul
Região leste da cidade de Santa Cruz do Sul foi atingida por vendaval e granizo; há estragos também em municípios vizinhos
Última atualização: 27/04/2024 15:52
Uma tempestade que veio com chuva forte, vendaval e granizo provocou estragos na região leste da cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, no início da tarde deste sábado (27). Não há registro de feridos, mas os prejuízos foram grandes, aponta levantamento preliminar da Defesa Civil do município.
O bairro residencial de João Alves foi o mais atingido. As pedras de gelo se acumularam nos jardins das residências. Vidraças foram quebradas e há danos também nos telhados de imóveis. Carros também ficaram danificados. A força do vento derrubou árvores e postes, deixando quase todo o bairro sem energia elétrica.
Por volta das 15 horas, equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Santa Cruz iniciaram a distribuição de lonas para os moradores. Relatos de moradores das redes sociais dão conta de que as pedras de gelo chegavam a ter quase o tamanho de um ovo.
Na cidade vizinha de Vera Cruz, a queda de árvores bloqueou dois dos quatro acessos rodoviários. A RS-409, que liga Vera Cruz a Santa Cruz do Sul, está bloqueada. Em Candelária, também no Vale do Rio Pardo, a tempestade derrubou árvores e danificou telhados de residências. Ainda não há um levantamento dos prejuízos.
Segundo a MetSul Meteorologia, a previsão é de muita chuva nos próximos dias no Rio Grande do Sul.