A noite deste domingo (23) é marcada por tempestade com queda de granizo em diversos pontos do Rio Grande do Sul. No Vale do Sinos, por exemplo, moradores de Campo Bom registraram a chuva inesperada por volta das 19 horas.
Conforme a MetSul Meteorologia, em publicação no X (antigo Twitter), várias células de tempestade se formavam às 20h04 com granizo de variado tamanho. As pedras podem ser grandes e com risco de danos no noroeste gaúcho. Naquele momento, havia núcleo intenso com granizo na região de Bento Gonçalves, logo a oeste de Caxias do Sul, na Serra gaúcha.
Arroio do Tigre também foi uma das cidades gaúchas que registrou o fenômeno no começo da noite. As pedras chegaram a pintar o gramado de branco.
Os meteorologistas alertaram ainda, às 20h54, que núcleos de tempestade se formavam ao norte da capital onde havia ar quente. “Vento Sul com ar mais frio já ingressou em Porto Alegre, o que reduz o risco de tempo severo. Por outro lado, o vento Sul eleva rápido o Guaíba”, informou a MetSul, também pelo X.
Alertas seguem até a manhã de segunda-feira
O Rio Grande do Sul está com três alertas vigentes para chuva forte emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil do Estado também alertou mais cedo sobre a possibilidade de precipitação com descarga elétrica e risco de granizo.
TEMPO | Animação das imagens do canal infravermelho do satélite GOES-16 entre 18h e 21h deste domingo que mostra o avanço das áreas de instabilidade que trouxeram granizo. Como se vê, os temporais fizeram o trajeto Centro-Serra, vales e Serra. pic.twitter.com/RZd3Lrt1o3
— MetSul #AjudaRS (@metsul) June 24, 2024
LEIA TAMBÉM