RIO GRANDE DO SUL
TEMPESTADE: Com estrutura de festa danificada, cidade anuncia mutirão para deixar tudo em ordem
Expocande, de Candelária, tem início marcado para a próxima terça-feira
Última atualização: 27/04/2024 21:56
A tempestade que atingiu o Vale do Rio Pardo no início da tarde deste sábado (27) provocou estragos também na estrutura da Expocande, festa comunitária que é tradição no município de Candelária e tem início marcado para esta terça-feira (30).
Toldos e estandes que já haviam sido montados no Parque Itamar Vezentini acabaram indo ao chão devido ao vendaval, chuva e granizo. A rede elétrica também foi danificada. A organização da Expocande disse que não houve feridos e anunciou um mutirão para deixar tudo em ordem até a próxima terça-feira.
"A comissão organizadora já avalia os estragos e se prepara para um grande trabalho em equipe para recuperar os espaços e abrir o evento na noite de terça, conforme o previsto, caso não ocorra mais nenhum episódio semelhante", informou a organização.
Em 2022 uma tempestade também danificou a estrutura quando estava sendo montada, mas em dois dias tudo foi refeito e a Expocande foi realizada normalmente.
Além de Candelária, no Vale do Rio Pardo as cidades de Vera Cruz e Santa Cruz do Sul foram as mais atingidas. A Prefeitura de Santa Cruz calcula que ao menos 3,1 mil pessoas foram diretamente impactadas pela tempestade. O número de casas total ou parcialmente danificadas já passa de 700.
Segundo a Defesa Civil estadual, houve estragos em pelo menos seis municípios: Santa Cruz do Sul; Vera Cruz; Guaíba; Estância Velha; São Martinho da Serra e Novo Hamburgo. A MetSul Meteorologia explicou que a tempestade foi provocada pelo avanço de uma frente fria no Estado. A previsão é de mais chuva para os próximos dias.