VIRADA NO TEMPO
TEMPESTADE: "Chuva de dois meses em apenas dois dias em algumas cidades", alerta MetSul sobre temporais no RS
Há risco de inundações repentinas, alagamentos, cheias de rios e deslizamentos de terra
Última atualização: 16/01/2024 19:15
Os gaúchos estão em alerta para as próximas horas. Isso porque dois sistemas de baixas pressões, provocarão uma onda de temporais no Rio Grande do Sul entre esta terça-feira (16) e a quarta-feira (17).
Conforme a MetSul Meteorologia, a instabilidade poderá ser acompanhada de ventos intensos com rajadas acima de 100 km/h, além de queda de granizo. No entanto, os especialistas alertam para volumes elevados a excessivos de chuva. “Chuva de dois meses em apenas dois dias em algumas cidades”, diz a empresa em seu comunicado.
De acordo com o prognóstico, muitas cidades gaúchas podem ter acumulado de chuva de 100 mm a 200mm até quinta-feira (18). Porém, pode ocorrer marcas isoladas de 200 mm a 300 mm. As projeções indicam que o Centro, Sul e o Leste do Estado devem ter os volumes mais altos. “Porto Alegre e região estão na área de alto risco de chuva excessiva”, adverte a MetSul.
O cenário traz condições propícias a inundações repentinas, alagamentos, cheias de rios, transbordamento de córregos, deslizamentos de terra e queda de barreiras.
A instabilidade acompanhada de temporais deve chegar ao território gaúcho entre o fim desta terça e a madrugada da quarta-feira, podendo se estender ao longo desse segundo dia. De acordo com a MetSul, o pior dos temporais deve acontecer nesse período.
“No começo da quinta, o Norte e o Nordeste do estado ainda podem ter chuva forte e ocasionais temporais, mas o tempo melhora no estado ao longo do dia com a presença do sol. Na sexta (19), sol, nuvens e chuva isolada pelo calor. No fim de semana, exceção de áreas mais ao Norte do estado, o tempo firme deve predominar com sol e temperatura mais agradável”, esclarece a MetSul.