O cenário de chuva extrema seguirá no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Devido aos temporais, oito mortes foram confirmadas no Estado até a manhã desta quarta-feira (1º). A previsão do tempo indica que a situação ainda pode se agravar no RS.
Rio atmosférico agrava situação no RS
A MetSul Meteorologia afirma que uma condição chamada de rio atmosférico persistente vai atuar sobre o Estado, que terá chuva extrema até o fim da semana. Já choveu entre 300 mm e 450 mm em várias cidades gaúchas. Em sete dias, os acumulados podem chegar a 700 mm.
Conforme a MetSul, um corredor de umidade traz grande quantidade de umidade da região amazônica para o interior do continente, que chega ao território gaúcho. Essas condições são propícias para tempestades. Assim, áreas de instabilidade seguirão se formando e trarão altos volumes e temporais com granizo e vendavais.
Os rios atmosféricos, de acordo com a MetSul, “são regiões longas e concentradas na atmosfera que transportam ar úmido dos trópicos para latitudes mais altas”. Esse ar úmido, combinado com ventos de alta velocidade, produz chuva pesada e até neve. São eventos extremos de chuva que podem causar inundações repentinas e deslizamentos de terra.
Nesta quarta e na quinta-feira (2), a chuva tende a ser volumosa em curto intervalo. Há risco ainda de temporais com granizo e vento, principalmente do Centro para o Norte do RS na quinta, durante o avanço de uma frente fria. São previstas pancadas fortes durante o dia em diversas localidades, especialmente do Noroeste, Oeste, Centro, Sul e o Leste.
Ainda é incerto se a chuva seguirá com a mesma força na sexta-feira, mas a tendência é que o tempo siga instável até o domingo.
LEIA TAMBÉM