abc+

TRANSTORNOS

TEMPESTADE: Cai para 664,3 mil pontos sem energia elétrica no RS

Segundo o boletim do governo do Estado, 458,3 mil residências estão sem abastecimento de água em decorrência do mau tempo

Ubiratan Júnior
Publicado em: 21/03/2024 às 18h:40 Última atualização: 21/03/2024 às 18h:42
Publicidade

O último boletim sobre falta de energia elétrica no Rio Grande do Sul foi divulgado pelo governo estadual no fim da tarde desta quinta-feira (21). O número de pontos sem luz no Estado caiu para 664,3 mil. No relatório divulgado mais cedo eram 936,2 mil e pela manhã tinha 1,3 milhão de pontos sem fornecimento de energia elétrica.

Equipes trabalham para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em diversos pontos do RS | abc+



Equipes trabalham para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em diversos pontos do RS

Foto: Divulgação/CEEE-Equatorial

Na atualização mais recente, 577.310 mil são clientes da CEEE Equatorial e 107 mil da RGE Sul. De acordo com o governo, 45 municípios relataram problemas com o fornecimento de luz por conta do temporal que atingiu o estado entre a madrugada e a manhã desta quinta. Segundo a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento chegaram a 140 km/h. As empresas afirmam que trabalham para o restabelecimento do serviço o mais breve possível.

Seviços de telefonia e internet também estão afetados. Conforme o boletim, 39 cidades estão esses serviços da operadora Tim. Em 23 municípios, há falhas nos serviços da Vivo e 18 cidades estão sem os serviços da Claro. 

O mau tempo causou diversos transtornos, como destelhamentos, alagamentos, bloqueio de estradas e queda de árvores e de postes de energia. Além disso, conforme o governo do Estado, 458,3 mil residências abastecidas pela Corsan estão sem fornecimento de água. Antes eram 626 mil casas e pela manhã 373,8 mil.

Segundo a Defesa Civil, 123 cidades gaúchas foram afetados pela tempestade sendo que 18 registraram danos maiores. Pelo menos, cinco pessoas ficaram feridas em decorrência do temporal. Os casos foram em Taquara (2), Santa Maria (2) e Cerrito (1).

Conforme relato dos órgãos de Defesa Civil dos municípios, há 16 desabrigados e oito desalojados.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade