abc+

ALERTA AMARELO

TEMPESTADE: Alerta de perigo potencial é emitido pelo Inmet; veja até quando segue o aviso

Alerta para risco de chuva intensa segue após tempestades que atingiram o Uruguai afetarem parte do RS na madrugada

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 03/03/2024 às 12h:12 Última atualização: 03/03/2024 às 14h:04
Publicidade

Um alerta amarelo, de perigo potencial, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), abrange quase todo o território gaúcho neste domingo (3).

Tempestades que causaram alagamentos e prejuízos no Uruguai têm atingido o Rio Grande do Sul nas últimas horas. Durante a madrugada, a linha de tempestade fez com que o carnaval de Uruguaiana fosse cancelado.

Inmet emite alerta para chuva intensa em parte do Rio Grande do Sul | abc+

Inmet emite alerta para chuva intensa em parte do Rio Grande do Sul

Foto: Inmet

Entre o final da manhã de hoje e as 10 horas de segunda-feira, há risco de chuva intensa e vento. A previsão do instituto é de volumes entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50mm/dia e rajadas entre 40 e 60 km/h.

Entretanto, o alerta define como “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

O que causou a tempestade nesta madrugada?

De acordo com a MetSul Meteorologia, a aproximação de uma frente fria, associada a um ciclone muito ao Sul no Atlântico, se formou uma linha de instabilidade entre o Centro da Argentina e o Oeste do Uruguai.

“A instabilidade provocou fortes temporais no Uruguai com danos em departamentos como Salto e Rocha. Em Montevidéu, chuva de 60 mm em apenas uma hora alagou a capital uruguaia.”

Quais cuidados em caso de tempestade?

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Inmet

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade