FORTE MASSA DE AR FRIO

Temperatura mínima pode variar entre 2°C e 10°C no fim de semana de carnaval no RS

Além disso, há chance de geada localizada. Estados da região sul e parte do centro-este e sudeste serão afetados com queda acentuada de temperaturas

Publicado em: 16/02/2023 15:37
Última atualização: 24/01/2024 14:05

Uma forte massa de ar frio avança em direção ao Rio Grande do Sul. O fenômeno deve alcançar o RS e afetar as temperaturas entre a tarde desta sexta-feira (17), quando o clima fica mais ameno à tarde, e a madrugada de sábado (18). Conforme a MetSul Meteorologia, trata-se de uma incursão de ar frio muito abrangente para esta época do ano e possui intensidade significativa. As madrugadas mais frias serão as de sábado e domingo (19) no Rio Grande do Sul.

Campos de Cima da Serra pode ter marcas de 2°C a 4°C no amanhecer de domingo. Em Gramado, marcas de 11°C no início do sábado, e de 8°C a 10°C em diferentes pontos da cidade no domingo. As máximas na Serra gaúcha devem ficar entre os 18°C e 22°C.

Paisagem de outono no entardecer de Bom Fim Baixo, em Bom Princípio Foto: Arquivo/GES

Em Porto Alegre, o sábado pode começar com 14°C. No domingo, o amanhecer deve pode marcar mínima de 12°C. Na área metropolitana, o amanhecer do domingo também deve ser o mais frio, com mínimas de 10°C a 12°C em alguns pontos. O fim de semana nos vales do Sinos, Caí e Paranhana devem registrar máximas entre 25°C e 28°C.

Segundo especialistas, nas praias, destino de diversas pessoas no feriadão de carnaval, o mar impede atenua o resfriamento noturno, mas a queda da temperatura será sentida. A presença de vento e brisa deve colaborar para sensação térmica significativamente menor à noite. Em Florianópolis, as temperaturas devem ser muito mais agradáveis no fim de semana, com mínimas abaixo de 20°C no domingo. 

Chance de geada

A atmosfera mais seca e fria deve trazer condições para a formação de geada neste fim de semana no Sul do Brasil. No entanto, as ocorrências devem ser bastante pontuais e localizadas nas madrugadas de sábado e domingo. A MetSul acredita que a queda de geadas pode ocorrer em baixadas dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Sul catarinense, mas não descarta a possibilidade de que ocorra de forma muito fraca e isolada em áreas de baixada do Planalto Médio, especialmente em Soledade e cidades próximas.

Países vizinhos também são afetados

De acordo com a MetSul, a massa de ar frio vai deslocar pelo Centro-Sul da América do Sul com trajetória de natureza continental, ou seja, pelo interior do continente. Avança pela Argentina até o Norte do país e alcança o Paraguai e parte da Bolívia, além do Uruguai, o Sul do Brasil e parte do Sudeste. Ainda segundo especialistas, normalmente, no verão, as massas de ar frio que não deixam de chegar às latitudes médias do continente costumam ter uma trajetória marítima. Por isso, chama a atenção o comportamento deste pulso de ar frio de deslocamento continental.

Esse fenômeno foi responsável na madrugada desta quinta-feira (16) por trazer temperatura bastante baixa para os padrões do verão em províncias do Sul da Argentina. As mínimas chegaram a -3,4ºC em Rio Grande, -0,6ºC em Bariloche, 0,3ºC em El Bolsón e Rio Gallegos, 1,5ºC em Calafate e 2,4ºC em Chapelco. A massa de ar frio já alcançava, na manhã desta quinta, províncias mais centrais da Argentina.

Segundo a MetSul, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina vem emitindo avisos sobre queda acentuada da temperatura pela progressão desta massa de ar frio. O resfriamento deve ser sentido em províncias do Sul ao Norte do país, o que se costuma ver habitualmente nos meses de inverno.

No Uruguai, o ar frio ingressa na sexta-feira. Montevidéu, por exemplo, terá chuva, vento e temperatura baixa, 'um dia que terá cara de inverno', conforme os especialistas. Um ciclone extratropical estará na foz do Rio da Prata, trazendo chuva e vento, e vai impulsionar o ar frio para o Sul do Brasil e deslocar a frente fria pelo Centro-Sul do Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas