TRADICIONALISMO
Tem canoense na 52ª edição da Ciranda Cultural de Prendas
Giordana Oliveira é a única representante juvenil da 12ª Região Tradicionalista
Última atualização: 26/03/2024 20:29
A 52ª edição da Ciranda Cultural de Prendas ocorre de 18 a 20 de maio, em Rio Grande. O evento anual reúne jovens de 30 regiões tradicionalistas do Estado, nas categorias mirim, juvenil e adulta. A canoense Giordana Oliveira, de 14 anos, é a única representante juvenil da 12ª Região Tradicionalista, composta pelos municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia e São Leopoldo.
Giordana foi inserida no tradicionalismo por influência de uma prima. "Em 2018, comecei a acompanhar os ensaios da invernada [mirim] de dança que ela participava no CTG Piazitos do Sul. Entrei para o grupo no ano seguinte. Nesse momento já estava encantada pelo movimento tradicionalista", recorda.
A jovem conta que com o início da pandemia de Covid-19, em 2020, ficou um período sem atividades. "Tudo foi suspenso. Decidi sair do CTG que estava. Quando foi permitida a retomada gradual dos encontros presenciais [respeitando os protocolos] fui convidada por um colega para fazer parte do CTG Mata Nativa, no qual estou até hoje. Sou integrante da invernada juvenil", conta.
Concurso
A rotina preparatória é intensa. A canoense detalha a divisão de tarefas. "É trabalhoso. A organização ajuda a facilitar um pouco. Três dias da semana são reservados às aulas de prendado [estudos para o concurso] e dois para a escola regular. Deixo o fim de semana para os ensaios da invernada, em julho temos competição."
As candidatas do Ciranda Cultural de Prendas passam por avaliações artísticas, orais, de conhecimentos sobre história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore do Rio Grande do Sul, além da apresentação de uma mostra folclórica.
"Farei uma prova escrita com redação e 30 questões, além da apresentação artística e oratória. Vou dançar e declamar", diz.
Cultura gaúcha
Giordana fala com orgulho do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). "Sou apaixonada pela cultura gaúcha. Me encontrei no tradicionalismo", destaca.
Entre as atividades que a jovem desempenha no meio gaúcho está a presença em eventos e trabalhos de cunho social. "Como 1ª Prenda, vou nas escolas junto com demais integrantes do CTG Mata Nativa para levar e aproximar as crianças da cultura gaúcha. Fazemos atividades para arrecadar roupas e alimentos para quem precisa", salienta.
Giordana viaja nesta quarta-feira (17) para Rio Grande para disputar a 52ª edição do Ciranda Cultural de Prendas.