EDUCAÇÃO E SAÚDE
Teatro ensina aos pequenos como combater a dengue
A Fada da Natureza leva orientação para estudantes de forma lúdica
Última atualização: 07/03/2024 16:39
Entre janeiro e abril deste ano, o Rio Grande do Sul teve uma disparada no aumento de casos de dengue, foram mais de 11 mil registros e 19 mortes até a última sexta-feira (5). Para tentar diminuir os números, o espetáculo A Fada da Natureza, do Grupo Criando Arte e Teatro, de Igrejinha, leva orientação de forma lúdica e divertida sobre como prevenir o mosquito Aedes aegypti.
Segundo o diretor da peça, Cláudio Fogaça, 53 anos, o espetáculo aborda a conscientização ambiental, separação correta do lixo e cuidados com o meio ambiente. "Deixar lixo a céu aberto, água parada, reservatório sem os cuidados adequados, assim como vasos de flores e outros recipientes que possam armazenar água da chuvas é contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti", alerta Fogaça.
A intenção é divulgar informações de combate à dengue de uma maneira lúdica para as crianças. Desta forma, elas podem se transformar em "pequenos multiplicadores" dessas lições. "Elas conhecem e multiplicam as informações para outras pessoas, sobre os sintomas da doença e como combatê-la, como a eliminação dos criadouros do mosquito", completa.
Fogaça destaca que a peça foi apresentada pela primeira vez na Feira do Livro de Igrejinha, em 2016, mas hoje já conta com apresentações em outros municípios do Estado. "Nosso intuito é levar conscientização às crianças que transmitem a suas famílias. Acreditamos que assim podemos fazer a diferença na sociedade", pontua.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante