Com a tarifa atual custando R$ 15,20 nas praças de pedágio administradas pela Ecosul, os motoristas podem pagar ainda mais em 2024. Responsável pelos trechos da BR-116 entre Camaquã e Jaguarão e da BR-392, entre Rio Grande e Santana da Boa Vista, a concessionária projeta cobrar até R$ 20 para transitar nas rodovias sob sua responsabilidade.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
No total, são 453,3 quilômetros divididos em cinco praças de pedágio na região Sul do Estado. A Ecosul explica que o aumento deve ocorrer por conta da falta de reajustes em 2023. A proposta já foi encaminhada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A concessionária reiterou que a proposição se trata de uma readequação do contrato, assinado em 1998. O projeto apresentado na ANTT prevê obras como a duplicação do lote 4 da BR-392 e a reforma da ponte sobre o Canal São Gonçalo, entre os municípios de Pelotas e Rio Grande, que está interditada desde a década de 1970. Há também a possibilidade de redução nos valores a depender do trecho.
Sem previsão
De acordo com a Ecosul, não há previsão para que o reajuste seja confirmado ou entre em vigor. A concessionária confirma que o aumento não é uma decisão apenas da empresa, necessitando ser aprovado e homologado pela ANTT, assim como o percentual final.
LEIA TAMBÉM