abc+

ANIVERSÁRIO DE TAQUARA

Taquara celebra 138 anos de história; confira programação do Taquara Campo

Dos povos indígenas aos colonizadores alemães, o município moldou sua trajetória

Giordanna Vallejos
Publicado em: 17/04/2024 às 11h:55
Publicidade

Município de Taquara tem 452,572 km²   | abc+



Município de Taquara tem 452,572 km²

Foto: Prefeitura de Taquara

A cidade de Taquara, que celebra 138 anos de fundação, é mais do que um ponto no mapa do Vale do Paranhana. É um lugar com uma história rica e diversificada, que remonta aos tempos da ocupação indígena. Desde então, passou por várias transformações, impulsionadas por colonizadores, imigrantes e ciclos econômicos que moldaram sua identidade até os dias atuais.

“Para comemorar os 138 anos de Taquara, preparamos uma festa diversificada, cuja programação é totalmente gratuita, para ser aproveitada por todos os públicos, de crianças a idosos. É um presente para nossa comunidade, que tem na sua essência o carinho e admiração por essa terra”, Sirlei Silveira, Prefeita de Taquara. 

Origens e colonização

Conforme o historiador Maicon Diego Rodrigues, desde os primeiros registros, a região de Taquara era habitada por indígenas Xockleng e Kaingangs, que viviam da caça e coleta há mais de seis mil anos.

Com a chegada dos guaranis por volta de mil anos antes do presente (A.P.), a região viu-se integrada a novos modos de vida e tecnologias, como a produção de machados de pedra polida e cerâmicas.

Segundo a historiadora Dóris Rejane Fernandes, a colonização da região iniciou com várias frentes de expansão, que foram responsáveis por estabelecer os primeiros ocupantes e definir os contornos do que seria Taquara.

Devido a esse passado fortemente relacionado com os povos indígenas, no dia 17 de abril, marcando o aniversário de 138 anos do Município, será realizado o lançamento do vídeo “Tradição Taquara”, relacionado aos povos originários que ocuparam este território antes da chegada dos portugueses. O vídeo será lançado nos canais do YouTube e Facebook do Museu Municipal Adelmo Trott, idealizador da iniciativa, às 19h.

Segundo o chefe da Divisão do Arquivo Histórico de Taquara, historiador Maicon Rodrigues, a iniciativa está alinhada com o Abril Indígena. “O arqueólogo Eurico Müller descobriu um sítio arqueológico com uma cerâmica peculiar, que ele denominou de “tradição taquara”. Esta cerâmica é reconhecida mundialmente como parte da história de Taquara” lembra Maicon.

Da sesmaria à colonização alemã

Interior de Taquara  | abc+



Interior de Taquara

Foto: Anderson Peters

Após a parte dos povos indígenas,Taquara modificou-se fortemente pela influência dos colonizadores. “Antonio Borges de Almeida Leams, atento às oportunidades, solicitou uma sesmaria na área em 1813, marcando o início da transformação da região. Após sua morte, a fazenda foi vendida e se tornou um empreendimento imobiliário, atraindo imigrantes alemães e dando origem à Colônia do Mundo Novo”, explica Maicon.

De acordo com o historiador, Tristão José Monteiro, um dos proprietários, foi fundamental na criação da colônia e na construção de infraestrutura para receber os imigrantes. A “Casa de Pedra”, construída em 1847, foi um marco desse período de desenvolvimento.

Ele detalha que a colonização trouxe consigo uma diversidade étnica que enriqueceu a cultura local. Além dos imigrantes alemães, outros grupos étnicos se estabeleceram em Taquara, como os dinamarqueses e suíços, contribuindo para a formação da identidade da cidade.

Emancipação e ciclos econômicos

Ao emancipar-se Taquara, seguiu o modelo pioneiro que leva a modernidade e aos ideais republicanos, que logo, após 1886, se estabelecem, mudando o jogo político ao nível nacional. O município se mostrou ao longo da história, um polo importante através de sua produção e de sua economia, alcançou-se o patamar de capital nacional da produção de feijão e também de piretro.

“Desde então, a história de Taquara tem sido marcada por diversos ciclos de desenvolvimento, desde o crescimento agrícola até a industrialização, refletindo a resiliência e a capacidade de adaptação deste município gaúcho ao longo dos anos”, disse Maicon.

Ao olhar para o passado, é possível vislumbrar um futuro promissor para Taquara, uma cidade que carrega consigo as marcas de sua história e a energia de sua gente.

Taquara em números

53.242 pessoas (2022)

Área total: 452,572 km² (2022)

Aniversário: 17 de abril

Prefeita: Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira 

Escolarização de 6 a 14 anos: 97,1 % (2010)

Área agronegócio: 22.871 hectares (2017)

*Dados do IBGE

 

 

Programação do Taquara Campo tem diversas atrações

Brilha Som faz parte da programação | abc+



Brilha Som faz parte da programação

Foto: Prefeitura de Taquara

aquara Campo, ocorre de 19 a 21 de abril, com entrada gratuita. Os jogos rurais ocorrerão no domingo (21), de manhã.

O baile da terceira idade com a Banda Leiser é na sexta-feira, as 13h30. O decorrer da programação do primeiro dia do evento continua com Brunno Pedrozo (18h30), logo após a abertura oficial, continuando com Brilha Som (20h) e Os Atuais (22h30).

No sábado, dia 20, a programação continua a mesma com 80 Bit’s (19h30), JJSV (21h) e Banda Estação Fandangueira (23h). E no domingo, dia 21, os Jogos Rurais ocorrem pela manhã e quem se apresenta é a Banda The Walkers (17h30), Ruan Victor (19h) e Os Bertussi (20h30).

O cantor taquarense Ruan Victor será um dos destaques locais no Taquara Campo, no dia 21 de abril, às 19h, na Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho. “Antes de ser cantor, sou taquarense. Estar presente pelo segundo ano consecutivo no palco do Taquara Campo é uma realização muito grande para mim, tanto pessoal quanto profissional. Foi nos palcos dos eventos do Município que eu me fiz artista”, comenta Ruan Victor.

Considerados ícones da música tradicionalista gaúcha, Os Bertussi se apresentarão no Taquara Campo no dia 21 de abril, às 20h30, na Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho, encerrando a programação gratuita. O conjunto reunirá sucesso dos mais de 70 anos de carreira em show emocionante.

Durante a programação, haverá atrações do 38° Festão Campeiro, do 8º Rodeio Artístico e Cultural e do 2º ExpoTaquara, com presença da agricultura familiar e artesãos locais, além de exposição de animais de pequeno e médio porte, brinquedos infláveis e praça de alimentação.

O Taquara Campo é um evento realizado pela Prefeitura de Taquara, Sesc-Fecomércio e CTG O Fogão Gaúcho, tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, Sindicato Rural do Vale do Paranhana e Emater, e conta com o patrocínio do Banrisul e da Corsan.

Feriado transferido

O feriado de emancipação de Taquara, no dia 17 de abril, que em 2024 será em uma quarta-feira, foi transferido para o dia 19 de abril, uma sexta-feira. A alteração da Prefeitura visa contemplar a população local para prestigiar o Taquara Campo.

38° Festão Campeiro e 8° Rodeio Artístico e Cultural

O 38° Festão Campeiro e o 8° Rodeio Artístico e Cultural serão promovidos junto ao 3° Taquara Campo | abc+



O 38° Festão Campeiro e o 8° Rodeio Artístico e Cultural serão promovidos junto ao 3° Taquara Campo

Foto: Prefeitura de Taquara

Organizado pelo CTG O Fogão Gaúcho, o 38° Festão Campeiro e o 8° Rodeio Artístico e Cultural serão promovidos junto ao 3° Taquara Campo, que ocorre de 19 a 21 de abril no Parque Anibaldo Renck, sede campestre da entidade tradicionalista, localizada às margens da ERS 115. A terceira edição do evento é uma realização conjunta da Prefeitura de Taquara, do Sesc-Taquara e do CTG O Fogão Gaúcho e comemora o aniversário de 138 anos da cidade.

“O Taquara Campo vem fortalecer os laços com a nossa comunidade durante as festividades do aniversário do Município, comemorado em 17 de abril. Estamos orgulhosos em ter o CTG O Fogão Gaúcho e o Sesc-Taquara juntos novamente para trazer mais uma vez esse grande evento para a nossa população, com muitas atrações musicais, artísticas e culturais”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Mais informações sobre o 38° Festão Campeiro e o 8° Rodeio Artístico e Cultural podem ser obtidas pelo telefone 51 8124-9244 (Vânia Port).

Passeio Ciclístico para celebrar

Evento de ciclismo será aberto ao público  | abc+



Evento de ciclismo será aberto ao público

Foto: Prefeitura de Taquara

O aniversário de 138 anos de Taquara está chegando e com ele diversas atividades estão sendo organizadas no Município. O Passeio Ciclístico é uma destas atrações e ocorre no dia 19 de abril, às 8h, com saída da Praça Marechal Deodoro. As inscrições serão feitas no momento do evento que tem como organizador o Departamento de Esporte.

O Passeio Ciclístico sairá da Praça Marechal Deodoro, seguindo pelas ruas Tristão Monteiro, General Frota, Marechal Floriano, Federação, Ernesto Alves, até o Parque do Trabalhador.

 

Passos pela história de Taquara

City Tour será parte da programação em homenagem ao aniversário de Taquara | abc+



City Tour será parte da programação em homenagem ao aniversário de Taquara

Foto: Prefeitura de Taquara

No dia 27 de abril, como parte das comemorações do aniversário da cidade, haverá o City Tour pelos prédios históricos do Município. . O evento é promovido pelo Museu Municipal Adelmo Trott. Para participar da caminhada basta se inscrever no formulário eletrônico pelo link: https://forms.gle/ziCqCSxWMBYxXXkFA.

O city tour está previsto para iniciar às 8h, com saída da Praça Marechal Deodoro. Haverá um transporte que passará pelo Solar Pina, pelo CTG O Fogão Gaúcho e seguirá para o Parque do Trabalhador. Quem quiser poderá aproveitar para fazer um piquenique, tomar um chimarrão e desfrutar do espaço de lazer.

Além disso, para aqueles que não puderem participar do City Tour na data marcado, o município de Taquara criou um roteiro para os visitantes explorarem vinte pontos históricos e culturais localizados na área central da cidade, com duração de aproximadamente uma hora de percurso a pé. Em caso de dúvidas sobre o passeio, os turistas podem entrar em contato pelo telefone: (51) 3542.9200 – ramal 205.

Os pontos sugeridos para visitação são: Colégio Santa Teresinha, Igreja Católica e Igreja Evangélica, Bazar e Livraria Salazar, Terreno da primeira casa de alvenaria, terreno do antigo Cinema / Café Central, Grande Hotel Taquara, Clube Comercial, Cics/Vp, Praça Marechal Deodoro, Antiga Casa ee Zinco – Santander, Busto De Tristão José Monteiro, Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, Prédio Ebling & Fleck, Casa Vidal, Joalheria Laube, Residência Da Familia Rangel, Vila Ernestina, Museu Histórico Municipal, Casa Dienstmann e conjunto de casas vizinhas e Fogão Gaúcho. Mais detalhes podem ser encontrados pelo link: https://www.taquara.rs.gov.br/conteudo/2918/853?titulo=Passeio+Cultural.

Conheça alguns dos locais históricos de Taquara

Colégio Santa Teresinha

Colégio Santa Teresinha  | abc+



Colégio Santa Teresinha

Foto: Foto: Cleusa Silva/Rádio Taquara

O colégio Santa Teresinha iniciou suas atividades no ano de 1927, na Casa Paroquial da Igreja Católica, com 50 alunos. Em abril daquele mesmo ano, passou a funcionar definitivamente no prédio atual. Neste prédio, anteriormente, funcionava uma cervejaria que pertencia à Família Grün. A administração do colégio pertence desde o início à Congregação Católica das Irmãs de Notre Dame.

Foto: Cleusa Silva/Rádio Taquara

Igreja Católica e Igreja Evangélica

Igreja Católica e Igreja Evangélica  | abc+



Igreja Católica e Igreja Evangélica

Foto: Foto: Ache tudo na Serra

A Igreja Católica, fundada em 1884, possui construção em estilo Românico. Sua inauguração oficial foi no ano de 1921, após o término da construção das três torres, adro e muro com grades. Já a Igreja Evangélica da Paz teve sua fundação oficial foi em 1874, e a torre e os sinos foram inauguradas no ano de 1888. A construção em estilo neogótico foi inaugurada no ano de 1935 e o relógio colocado no ano de 1944.

Foto: Ache tudo na Serra

Praça Marechal Deodoro

 Praça Marechal Deodoro  | abc+



Praça Marechal Deodoro

Foto: Foto: Retratos do Sul

A Praça Marechal Deodoro leva o nome do primeiro Presidente da República do Brasil e de onde é possível visualizar o Marco Zero do Município, local em que são medidas as distâncias de Taquara em relação às demais.

Foto: Retratos do Sul

Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel

Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel  | abc+



Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel

Foto: Foto: Prefeitura de Taquara

O Prédio da Prefeitura, Palácio Municipal Cel.Diniz Martins Rangel, leva o nome do prefeito responsável pela sua construção em 1908. Em estilo neoclássico, foi palco de decisões políticas do município. O prédio era dividido em três poderes: no primeiro andar, localizava-se a administração Municipal, Gabinete do Prefeito, tesouraria e os arquivos; no segundo andar localizava-se o Fórum e os cartórios; e no térreo, localizava-se o destacamento da Polícia Municipal, Brigada Militar, Delegacia de Polícia e Junta de Serviço Militar.

Foto: Prefeitura de Taquara

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade