A 3ª edição do Taquara Campo teve início na última sexta-feira (19), e segue até a próxima segunda (21), na Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho, na RS-115, com programação gratuita que inclui o 38° Festão Campeiro, do 8º Rodeio Artístico e Cultural e do 2º ExpoTaquara, com presença da agricultura familiar e artesãos locais, além de exposição de animais de pequeno e médio porte, brinquedos infláveis e praça de alimentação.
O dia ensolarado trouxe grande público ao evento de Taquara neste sábado (20). O estudante Miguel Noel Maciel, 7 anos, mora em Gramado e participou da invernada pelo CTG Manotaço. Mas, o que mais agradou o menino foi o espaço reservado aos animais.
Com acompanhamento de adultos, Miguel alimentou os caprinos. “A parte dos bichos é a mais legal. Eu moro em sítio e tenho galinhas, cavalos e cachorros. Quero ver se ganho hoje (20) um coelho ou um hamster”, conta a criança.
As estudantes Sofia Jung, 14, e Laura Matos, 13, também acompanhavam o grupo do CTG e adoraram a parte dos coelhos. “Viemos passar o dia, o evento é muito legal”, diz Sofia.
O Taquara Campo é um evento realizado pela Prefeitura de Taquara, Sesc-Fecomércio e CTG O Fogão Gaúcho,tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, Sindicato Rural do Vale do Paranhana e Emater e tem patrocínio do Banrisul e da Corsan.
Shows
A festividade conta com diversos shows. No sábado (20), terá 80 Bit’s (19h30), JJSV (21h) e Banda Estação Fandangueira (23h). Já no domingo (21), a programação conta com os jogos rurais, Banda The Walkers (17h30), Ruan Victor (19h) e Os Bertussi (20h30).
Produtos coloniais
Na área de exposição da agricultura familiar são diversos produtos feitos em Taquara. Entre eles, as cucas, pães, bolos e biscoitos comercializados pela Andréia Trein, 51. “Já participamos de outras edições. A gente consegue divulgar nossos produtos levando algo bem colonial, tudo é feito no forno à lenha. Aprodução é da minha tia Albanita Isaura Pereira, ela sempre trabalhou com isso”, relata Andréia.
Entre os produtos mais procurados nestes dois dias de evento se destacam o pão de milho e as cucas, detalha Andréia.
Feriado transferido
O feriado de emancipação de Taquara, no dia 17 de abril, que em 2024 seria na quarta-feira, no entanto, foi transferido para o dia 22 de abril, na segunda-feira.
LEIA TAMBÉM