FLAGRANTE
"Surpresa desagradável": Ladrão furta cartões de turista argentino, faz compras e é preso em Novo Hamburgo
Bancário estrangeiro só percebeu o crime quando viu a fatura com mercadorias inusitadas de várias lojas da cidade
Última atualização: 26/10/2023 15:32
A passeio em Novo Hamburgo, um bancário argentino de 40 anos se tornou vítima de ladrão nesta semana. O turista só percebeu o furto de dois cartões de crédito dois dias depois, quando viu a fatura. O criminoso, que havia feito compras de aproximadamente mil dólares em várias lojas da cidade na conta do estrangeiro, foi preso por agentes da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Novo Hamburgo.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
“Sem dúvida foi uma surpresa desagradável”, conta um executivo de vendas de 30 anos, que recebeu o amigo argentino em casa, no bairro Guarani, no último dia 14. Segundo o hamburguense, o furto aconteceu neste domingo (22), durante mudança na casa de uma vizinha. “Ela contratou um conhecido para ajudar e esse cara pegou os cartões.” São das bandeiras Visa e Mastercard, vinculados ao banco Supervielle, com sede em Buenos Aires.
Aproximação
Na terça-feira (24), pelo aplicativo da instituição, o turista se assustou com débitos e foi procurar os cartões. Não encontrou. “Fomos atrás e conseguimos, com a ajuda da Polícia, imagens do ladrão em lojas”, conta o amigo. Por meio do sistema de aproximação, o criminoso comprou dois televisores, um aparelho de som, um celular, dois perfumes, quatro desodorantes, três camisas, um tênis, dois bonés, três sabonetes e seis bisnagas de pasta de dente. No mesmo dia, ele foi preso. E a vítima vai voltar para casa, no próximo fim de semana, com lembranças ruins do passeio.
Produtos foram apreendidos no quarto do investigado
“Fomos à casa do investigado, encontramos a mercadoria e o prendemos em flagrante por receptação”, declara o delegado da 1ª DP, Tarcísio Kaltbach. Os produtos estavam no quarto alugado pelo ladrão, no bairro Guarani, a poucas quadras do local do crime. O delegado antecipa que, ao fim do inquérito, o indiciado deve ser enquadrado também no delito de furto.
Como a legislação determina fiança para receptação, foi fixado R$ 2 mil. O preso, que ficou em silêncio no interrogatório, não quis pagar e foi encaminhado ao sistema prisional. Será submetido a audiência de custódia. Conforme Kaltbach, ele já tinha antecedentes por furtos, extorsão e lesão corporal.
O ladrão de 36 anos é natural de Sobradinho, na região central do Estado, e teria um serviço autônomo no bairro 25 de Julho, em Campo Bom. O nome não é informado por conta da Lei de Abuso de Autoridade.