GAMES RETRÔ
Super Mário traz de volta a nostalgia da década passada
Jogos do encanador mais famoso dos videogames passaram de geração em geração
Última atualização: 04/03/2024 09:11
As sessões de cinema foram invadidas recentemente por uma onda de nostalgia. Quem aqui, com seus 30, 40 anos, não gostaria de assistir um filme do Super Mário? Pois então, esse momento chegou há cerca de duas semanas nos cinemas do Brasil e do mundo.
A animação é apenas mais um produto do encanador criado pela Nintendo e que apareceu pela primeira vez em 1981, no jogo Donkey Kong. Dois anos depois ganhou sua própria série, que hoje conta com mais de 60 jogos, divididos entre todas as plataformas da Nintendo.
Assim como passou por diversos consoles, do Nintendinho ao atual e moderno Nintendo Switch, o encanador também encantou gerações de pessoas. Gamers que descobriram o videogame, ainda na infância, com as aventuras dos irmãos Mário e Luigi. Alguns inclusive transformaram isso em profissão, como é o caso de Ederson Rodrigues, 45 anos.
Paixão e negócio
Apaixonado por games desde pequeno, Ederson é gerente de uma loja de eletrônicos com foco em jogos e consoles. A filial de Canoas fica no centro da cidade e é a primeira da empresa paulista no Rio Grande do Sul.
O slogan "Lar do Colecionador" diz tudo sobre o local. Consoles antigos podem ser vistos logo de cara, um Super Nintendo e um Nintendo 64 logo chamam a atenção. “Temos aquele público mais seleto, que vem atrás daquele console que não tinha na infância, porque na época não tinha condições de comprar.”
Sobre as vendas, Ederson explica que os jogos do Super Mário seguem sendo o carro chefe da Nintendo. “Eles sempre trabalharam muito bem a marca.” O mais procurado é um dos maiores clássicos dos jogos eletrônicos. “É o Mario Kart, inclusive estou com o produto em falta.”
Os clássicos
Para adquirir os games antigos, o responsável pela loja afirma ser necessária a colaboração dos colecionadores. “O colecionador normalmente não tem uma fita. Ele tem mais, então acaba vendendo o cartucho extra. Temos também quem vem vender o Super Nintendo, que fatalmente entregava um jogo do Mário como brinde.”
Na parte das peças, Ederson conta que existem empresas que trabalham apenas com controles e outros acessórios para os consoles retrôs. “Acaba sendo fácil de conseguir.”
TV's de tubo
Já para jogar há uma certa dificuldade, principalmente pelas televisões. "Temos adaptadores HDMI, o problema é que com os gráficos em 2D, a imagem tende a estourar devido ao tamanho da televisão." Sendo assim, os bons e velhos aparelhos de tubo seguem sendo os mais indicados.
A força da nostalgia aparece nos números. "O videogame mais procurado na loja é o Super Nintendo. Só fica atrás do Play Station 4." São mais de 100 cartuchos do Super NES disponíveis. Já no Nintendo 64 são aproximadamente 30 games. "O 64 também é bem procurado pelo nosso público."