NEGÓCIOS

Stihl inaugura novo centro de logística de R$85 milhões

Novidade faz parte do projeto de expansão da empresa que deve ser concluído até o ano de 2027

Publicado em: 07/03/2024 03:00
Última atualização: 07/03/2024 08:02

A Stihl inaugurou, nesta quarta-feira (6), seu novo centro logístico. A solenidade ocorreu na sede da empresa, no bairro Fazenda São Borja. Com um investimento de R$ 85 milhões, a estrutura passou de 7.069 para 16.700 posições de palets, o que acarretou num aumento de 137% na capacidade de armazenagem. Mesmo assim, o tamanho da área ampliou apenas de 14.200 m² para 21.600 m², o que foi possível devido à verticalização do espaço, com estantes de até 16 metros de altura.

Cláudio Guenther apresentou o projeto de expansão Foto: Amanda Krohn/Especial

Conforme o presidente, Cláudio Guenther, o novo prédio deve ser coberto por 2.076 painéis fotovoltaicos (5 mil m² de placas solares). "A instalação representa 1.058 megawatts de potência de pico: uma geração de até 1,4 GWh por ano. Isso é equivalente a uma produção de energia para 540 habitações", comenta.

O gerente de infraestrutura, Rafael Szabo, lembrou os desafios climáticos enfrentados em 2023 e destacou a resistência da nova estrutura. "Passamos pelo maior período chuvoso nos últimos 100 anos e, em apenas algumas horas no mês de junho, registramos um volume de mais de 200 milímetros de chuva. Contudo, nenhum desses desafios foi capaz de nos desviar do foco", disse. "Projetamos o prédio para resistir a um vento de 200 quilômetros por hora, e capaz de drenar mais de 3 mil milímetros de chuva por dia", anunciou.

A cerimônia também contou com autoridades como o prefeito leopoldense Ary Vanazzi, o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel.

Mercado internacional

A Stihl produz ferramentas motorizadas portáteis, com um mix de produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico. A empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 5 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a Stihl está localizada em São Leopoldo, onde trabalham aproximadamente 3 mil colaboradores.

A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 55 mil revendedores especializados no mundo. Para atender ao mercado global, a Stihl conta com unidades também nos Estados Unidos (EUA), Áustria, Suíça, China e Filipinas.

Projeto de expansão foi planejado para 7 anos

De acordo com Guenther, os investimentos em construções como esta iniciaram em 2020, como parte dos planos de expansão da empresa, cujo prazo final foi estipulado para 2027. “Significa mais um investimento robusto e expressivo em meio a outros já realizados no País”, comenta. “Além disso, a medida permite atender o mercado interno, que significa mais da metade do faturamento da organização, de forma mais completa e com mais agilidade. O projeto conecta todas as pontas estratégicas da gestão sob o conceito de visar uma produção cada vez mais limpa e sustentável”, acrescenta.

Guenther diz que, embora a ampliação não preveja novas contratações, ela colabora com o sistema de produções. “Com isso, a empresa possui área o suficiente para armazenar internamente todos os produtos acabados, matéria-prima e componentes, o que reduz os nossos custos com a operação logística e as emissões de CO2 com os fretes para armazenagem externa”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas