NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Startup da região é premiada em programa de inovação do BRDE e Universidade Feevale
Premiação ocorreu na segunda e contou com a presença do governador Eduardo Leite
Última atualização: 05/12/2023 12:45
Um evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, na tarde de segunda-feira (4), revelou as startups premiadas pelo BRDE Labs RS 2023, programa realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em parceria com a Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark. E teve representante da região que saiu com prêmio.
A Biosens, de São Leopoldo, ficou em 4º lugar. A deep tech da área da saúde atua na pesquisa à comercialização de dispositivos point-of-care testing (testes no ponto de atendimento), utilizando tecnologias como grafeno, nanopartículas de ouro e Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats (CRISPR).
"O BRDE Labs foi importante para conectar nossa empresa a grandes potenciais clientes, como é o caso da Santa Casa", conta a co-fundadora e Gestora de Relações Institucionais da Biosens, Susana Kakuta.
A premiação contou com as presenças do governador Eduardo Leite; do diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto; do vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior; do reitor da Feevale, Cleber Prodanov; e da diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, entre outras autoridades.
"Uma universidade tem um papel não apenas na formação de pessoas, mas na formação de ideias e na transformação do mundo. E quando nos conectamos com todos aqueles que querem inovar o mundo, com o poder público, com as empresas, com o meio ambiente e com a sociedade, temos sucesso", destaca Prodanov.
"A Feevale veio com conhecimento, de mentoria, cursos especializados e também conhecimento através do Feevale Techpark, para que startups entrem de um jeito e saiam com mindset totalmente mudado e que possam incorporar processos na parte de inovação. E BRDE veio para financiar todo este movimento na região Sul", explica Daiana.
Relevância nacional
Eduardo Leite mencionou em sua fala sobre a importância do ecossistema de inovação do Estado ser reconhecido em todo o País.
“Isso permite nos apresentarmos com relevância ao mundo justamente por conta da capacidade das nossas universidades, do empreendedorismo local e também pela capacidade do setor público em dar o suporte a quem buscar inovar. E para isso, precisamos ter um ambiente acolhedor, que respeite as pessoas. Não há um como termos um efetivo prosperidade econômica nesse novo mundo em avanços civilizatórios. É isso que queremos para o nosso Estado."
As startups premiadas receberão ao total R$ 170 mil. As outras três startups que foram destaque no programa são de Porto Alegre. A Blix, foi a vencedora, seguida da Painel Constru e Lemon Go Inteligência em Vendas.