Atual secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para concorrer à Prefeitura de São Leopoldo nas eleições de 2024. Apoiado pelo prefeito Ary Vanazzi, Spolaor disputou as prévias do partido com o vereador e presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner.
A votação, que teve início às 9 horas de domingo e que mobilizou centenas de militantes e apoiadores em frente à sede do partido, próximo à Praça Tiradentes, foi marcada pelo atraso na divulgação do resultado. A apuração, que começou às 17 horas, terminou na madrugada desta segunda-feira (22) devido a recontagem dos votos.
Segundo o partido, Spolaor somou 1.087 votos, contra 1.080 anotados por Nestor Schwertner. Ao todo foram ainda 10 votos nulos e três brancos. O presidente do PT São Leopoldo, Guilherme Louzada, perguntado na última semana sobre um possível nome para vice, disse que ainda irão ocorrer discussões, mas que era preciso definir o nome petista primeiro. “Em seguida, vamos nos reunir com os partidos aliados para debater sobre as estratégias e sobre a composição da chapa.”
As convenções para definir coligações e candidatos ocorrem entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. O registro oficial dos candidatos deve ocorrer até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto, embora a propaganda em rádio e TV seja permitida a partir de 30 de junho.
LEIA TAMBÉM