A partir desta quarta-feira (29), os olhos do mundo se voltam para a capital gaúcha com a segunda edição do South Summit Brazil. Até a sexta-feira (31), os pavilhões do Cais Mauá, em Porto Alegre, recebem pessoas de diferentes países para conexões e negócios no ramo da inovação.
E o ponto alto do evento é a Batalha de Startups que ocorrerá na sexta com 47 finalistas, resultantes de mais de 2 mil inscritas, sendo 31 brasileiras e 16 internacionais. Cinco startups sairão vencedoras nas categorias: Destaque; Mais Sustentável; Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time. Além da ampla visibilidade, elas receberão mentorias e orientação para aprimorar seu pitch.
Startups
Oito startups representam o Estado e a região está entre estas ideias inovadoras. Uma delas é a da Epigenica Biosciences, de Canoas. A equipe trabalha em soluções para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças crônicas, como o câncer, por meio de mapeamento das alterações epigenéticas dos pacientes utilizando Inteligência Artificial (IA). “Temos potencial para prospectar biomarcadores e desenvolver terapias para diversas doenças crônicas. Estamos desenvolvendo uma pequena molécula para câncer cerebral, inspirada nos meus trabalhos de pós-doutorado. Já estamos fazendo validações no laboratório e queremos oferecer um mapeamento genético para medir o envelhecimento da célula”, explica a CEO da empresa, Bárbara Kunzler.
E o projeto vai além. Segundo Barbara, com este exame será possível coletar dados epigenéticos da população brasileira. “São dados raros. Temos da América do Norte e Europa, mas não há representatividade do nosso perfil biogenético, o que é importante até para desenvolver biomarcadores e fármacos”, ressalta.
Além da participação na competição, a Epigenica estará no espaço SebraeX e já está sendo sondada por investidores. “Estamos recebendo contato e agendando reuniões para o evento”, conta Bárbara.
LEIA TAMBÉM
Gerenciamento de resíduos
A Trashin, empresa que faz parte do ecossistema do parque tecnológico da Feevale e tem sede em Porto Alegre, vai apresentar na Batalha de Startups sua atuação voltada para a implementação e operação da gestão de resíduos e logística reversa. Entre os clientes atendidos estão Unimed, Havaianas, iFood, Nike, Natura e Arena do Grêmio.
De acordo com o CEO Sérgio Finger, a empresa busca no South Summit Brazil desenvolver novos contatos comerciais e consequentemente, parcerias e empreendimentos estratégicos. “Na edição de 2022, tivemos a oportunidade de iniciar uma conversa com a empresa Irani e meses após, nos tornamos parceiros”, comenta.
A Trashin recebe aporte da Irani, uma das maiores indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, desde o ano passado, e este ano, juntas, irão promover a gestão de resíduos do South Summit. Serão 500 lixeiras de papelão distribuídas no Cais Mauá e Embarcadero.
Saiba mais do evento
O evento é correalizado pelo governo do Estado e ocorre entre hoje (29) e sexta (31) no Cais Mauá, em Porto Alegre, das 18 às 21 horas. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.
A área é de 22 mil metros quadrados com oito palcos, dois a mais que a edição de 2022, com programação simultânea envolvendo 900 speakers.