Vai ter South Summit Brazil 2025 em Porto Alegre. A quarta edição de um dos maiores eventos de inovação da América Latina está confirmada para os dias 9, 10 e 11 de abril no Cais Mauá, um dos tantos pontos da capital atingidos pela enchente de maio.
O lançamento do South Summit Brazil 2025 foi no entardecer desta quarta-feira (30) no Vista Pontal, na zona sul da capital. O belo fim de tarde, com o sol mergulhando nas águas do Guaíba, em nada lembravam a tragédia de meio ano atrás.
“Nossa maior tragédia climática trouxe muita dor e perdas, mas também está nos ensinando muito e dando oportunidade de fazermos melhor”, disse o prefeito Sebastião Melo (MDB). O governador Eduardo Leite (PSDB) garantiu que o evento segue no Cais Mauá, um símbolo da força do povo gaúcho.
Segundo Leite, a estrutura na beira do Guaíba estará pronta até o fim de março do ano que vem. “O maior investimento feito nos últimos anos para o South Summit foi no telhado dos galpões, e isso não se perdeu. Teremos sim que fazer algumas reformas e adaptações, mas nada muito grande”, tranquilizou.
Fundadora do South Summit, a espanhola Maria Benjumea gravou um vídeo para a solenidade de lançamento do evento do ano que vem em Porto Alegre. Ela agradeceu o apoio de entes públicos e privados e adiantou que a programação estará conectada ao momento de reconstrução do RS.
“Entramos em um processo importante da retomada, do otimismo, de acreditar no futuro, do investimento. No ano que vem, a temática de clima será reforçada”, antecipou o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.
Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil, frisou que será o maior South Summit Brazil até aqui. Na edição deste ano o público chegou a 23,5 mil pessoas, marca que deve ser superada. “Vamos trazer a resiliência climática para o centro do evento”, garantiu.
Primeiros nomes confirmados para o South Summit 2025
No evento desta quarta, a organização do South Summit Brazil anunciou os primeiros nomes de peso da edição 2025. Entre eles está o especialista em resiliência climática e reconstrução urbana Thaddeus Pawlowski, diretor do Centro para Cidades e Paisagens Resilientes da Universidade de Columbia.
O nome da empreendedora social britânica e fundadora da Sustainable Cities Global (SCG), Saeeda Ahmed, também foi anunciado. Pedro Mac Dowell, fundador e CEO da QITech, primeira fintech brasileira participante da competição de startups do South Summit Brazil a alcançar o status de unicórnio, é outro palestrante confirmado.
“O South Summit é uma janela para o mundo. E em abril do ano que vem não ver o mundo. É o mundo que vai nos ver. Vai ver o que o Rio Grande do Sul e o que Porto Alegre fizeram desde as enchentes. Certamente o mundo nos verá mais fortes”, disse o presidente do Conselho de Honra do South Summit e superintendente de inovação da PUC/RS, Jorge Audy.
O mote da edição 2025 do South Summit Brazil será Beyond Resilience (além da resiliência, em português). Haverá cinco grandes trilhas de conteúdo abrangendo diversos temas:
- 1. Sustainability (incluindo agtechs, resiliência climática, transição energética, ESG, netzero e foodtechs);
- 2. Digitalization (fintechs, segurança cibernética, inclusão digital e indústria 4.0);
- 3. Ecosystem (startups, investimentos, futuro do trabalho e colaboração entre o ecossistema);
- 4. Social Shift (educação, bem-estar, ética governamental e diversidade e inclusão);
- 5. The Edge (biotechs, indústria 5.0, phygital e quantum).
LEIA TAMBÉM