A partir da próxima semana, a comunidade de Canela deve começar a visualizar a decoração do Sonho de Natal. O evento natalino da cidade inicia dia 26 de outubro, porém, a programação – totalmente gratuita e diversificada, com shows, projeção mapeada e vila de artesanato – apenas no dia 1º de novembro.
O secretário de Turismo e Cultura, Gilmar Ferreira, garante que a cidade estará pronta. As atrações ocorrem até 12 de janeiro de 2025.
No pavilhão do Centro de Feiras, trabalhadores estão a mil nos preparativos com os artigos decorativos. Novidades prometem encantar os turistas. A empresa vencedora da licitação é a mesma que realizou o Festival de Inverno.
LEIA TAMBÉM: Empreendimento gastronômico de Gramado lança experiência de Noite Argentina; saiba mais
A decoração tem inspiração no Natal pelo mundo. Ainda, celebra os 200 anos da Imigração Alemã, com itens que costumam estar inseridos na data no país europeu. O projeto é dos arquitetos da prefeitura, João Bazacas e Carol Sebalhos. Há artigos novos e outros utilizados em outros anos, que serão repaginados, com foco, principalmente, no religioso.
Entre as novidades que o morador e visitante encontrará está um corredor de anjos, que ligará o caminho da calçada até a entrada da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Ainda no largo da igreja, haverá a weihnachtspyramide – uma pirâmide de Natal tradicional, com estrutura giratória, com vários andares e decorados com itens que remetem ao período.
“É muito comum na decoração de Natal nas casas alemãs. Na Feira de Berlim, inclusive, utilizam um que será parecido com o nosso. Ele tem movimento e gira em função do calor das velas. Na nossa, teremos simulação de velas, com motores nas plataformas” conta João. Ela terá nove metros de altura.
“A decoração terá muitos anjos, que é um elemento comum pelo mundo. Pesquisamos vários lugares diferentes, como Nova York, Londres”, explica o arquiteto.
Serão mais de 500 elementos espalhados por Canela, com mais de 20 mil lâmpadas. Em uma das rotatórias na avenida central, um chafariz de luzes e um anjo prometem chamar atenção.
VEJA AINDA: Conheça quem serão os especialistas que participarão do Meeting Festuris em Gramado
Na Praça João Corrêa, uma árvore gigante fará parte da Vila de Natal, com 23 metros de altura. Já na entrada do município, no pórtico, renas em um trenó puxarão o Bom Velhinho, convidando quem chega a participar do evento.
Na Rua Júlio de Castilhos, através da parceria com a Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic), 50 pinheiros serão distribuídos e empresas e famílias canelenses decorarão no dia 25.
Abertura
“No dia 1º de novembro, o Papai Noel descerá a Catedral, buscaremos ele com um carro, para o levar até a Praça, onde ficará a casa dele”, explica o secretário.
A expectativa de número de visitantes é a mesma de Gramado: 2 milhões de pessoas ao longo do período. “Hoje todos que vem a Gramado, vem a Canela. E todos que vão a Canela, vão a Gramado, não existe mais essa divisão”, coloca Ferreira.
Já o investimento da pasta na realização do Sonho será de R$ 2,8 milhões. “Estamos fazendo um esforço bem grande para colocar esse Natal na rua, um apoio grande da prefeitura, porque hoje estamos fazendo tudo praticamente com dinheiro próprio. Mas temos certeza que isso trará um retorno muito interessante, precisamos muito disto”, pontua.
LEIA TAMBÉM
ECONOMIA: Rede hoteleira de Gramado avança expansão nacional e terá nova unidade; saiba aonde
Expectativas
Para Gilmar, a reabertura do Salgado Filho trará um fôlego para a região. “Acredito muito na retomada do turismo, ficamos sem conectividade durante todo esse período e isso foi bastante ruim para o destino. Felizmente nosso turismo regional manteve os finais de semana. E acredito muito na retomada, dezembro será um mês bem bacana”, afirma. “E uma coisa fundamental, a curva de procura está bem ascendente. E claro, isso passa muito pelo aeroporto, porque hoje quem precisa, é uma saga”, complementa.
Para o próximo ano, as expectativas são altas. “Estamos com uma expectativa bem grande com o aeroporto de Canela, a própria Infraero está focada e satisfeita com o produto que estão nas mãos, apesar dele ser pequeno. Tudo conspira para que 2025 seja bem melhor para o turismo”, finaliza.
Projeção mapeada com tecnologia 3D e Papai Noel
Neste ano, novamente não haverá os shows especiais com fogos. Porém, o público deve encontrar diariamente a Descida do Papai Noel com a projeção mapeada, na Catedral de Pedra. Ela tem realização da Luminata e ocorrerá às 20 e 21 horas, com exceção dos sábados, em que ocorre apenas às 21 horas. A decisão de um horário neste dia se deve à programação na paróquia – como realização de casamentos – e também às atrações que ocorrerão no multipalco.
NÃO PERCA: Azeite de oliva de Gramado está entre os melhores do mundo; saiba como é feito
“A projeção terá mais tecnologia, com uso de 3D. Também iremos apagar as luzes ao redor da igreja, para proporcionar ainda mais imersão”, explica o secretário.
O show terá duração de 13 minutos.
Primeira edição
Pelo primeiro ano, a programação contará com a Feira Natalina, na Praça João Corrêa. Serão em torno de 15 expositores de Canela, que terão a oportunidade de apresentar e comercializar artigos de artesanato. Diferente de outras feiras, os produtores poderão levar itens diversificados, não sendo necessária a ênfase natalina.
A vila ficará aberta de domingo a sexta-feira, das 10 às 22 horas. Interessados já podem fazer seu cadastro e conferir o regulamento, no site da Prefeitura de Canela, no canela.rs.gov.br.
Outras atrações
A Casa do Papai Noel, em novembro, terá funcionamento de quinta a domingo, das 13 às 21 horas; em dezembro, diariamente, no mesmo horário – com exceção de 24 e 25, que será das 10 às 16 horas.
VOCÊ SABIA? Nova Petrópolis terá união de eventos que celebram o Natal e o interior no fim do ano; saiba mais
Apresentações no multipalco da Praça João Corrêa também estão confirmadas. A Banda Rosa’s toca no dia 2 de novembro, às 19h45. Já Christmas in Rock, nos dias 9 e 23 de novembro, também 19h45. “O Rafa Schuler trará esse musical, com uma pegada nova iorquina”, diz Gilmar.
A Apae terá duas apresentações, com duração de cerca de uma hora, nos dias 30 de novembro e 21 de dezembro, às 19h45, com a presença dos alunos da instituição. “Será uma atração bem inclusiva”, revela o secretário.
A Orquestra de Teutônia fará concerto no dia 7 de dezembro, no mesmo horário. A Orquestra Dedilharco se apresentará dia 17 de novembro, às 17 horas.
Aos sábados, a Paradinha de Natal retorna com personagens lúdicos a partir das 16 horas, para encantar a criançada. Mas, nesta edição, deve ganhar mudanças no formato. A ideia é que ocorra como desfile.
“Estamos redesenhando, com inclusão de elementos. Também estamos conversando com os parques sobre”, explica. Assim, carros alegóricos poderão ser adicionados.
A Paradinha Noturna, às 19h30 das sextas-feiras, também está em debate para retornar. Ela acontecerá conforme interesse e adesão dos empreendimentos turísticos do município.
Teatro de bonecos será uma das atrações, com dez apresentações, por volta das 17 horas, aos sábados. “O Natal de Anelise não terá local fixo, ocorrerão onde houver grande concentração de público”, conta o secretário Gilmar.