TRABALHO É LONGO
Solidariedade continua movimentado mão de obra voluntária na região
Mesmo que maio tenha chegado ao fim, o trabalho do pós-enchente continuará por muito tempo e a mão de obra dos voluntários ainda é importante
Última atualização: 01/06/2024 16:35
Mesmo que maio tenha chegado ao fim, o trabalho do pós-enchente continuará por muito tempo e, por isso, a mão de obra dos voluntários ainda é importante, principalmente, na faxina dos imóveis. Neste sábado (1º), muita gente arregaçou as mangas, calçou as galochas e colocou luvas para estender a mão ao próximo.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Foi o caso de um grupo de amigos de Cidreira que, desde o início da enchente, já trabalha no voluntariado. Primeiro foi nos resgates às pessoas ilhadas no bairro Humaitá, em Porto Alegre, e agora é no serviço de faxina.
Nesta semana, os sete amigos chegaram para o serviço de limpeza na quinta-feira (30) equipados com lava-jatos, mangueira, produtos de limpeza e equipamentos de proteção individual.
Já passaram por Canoas, São Leopoldo e, no sábado, Micael Oliveira, 34 anos, Adriana Moraes, 47, Eliane Boaskevicz, 40, Daniel Guglieri, 45, e Gabriel Guglieri, 16, estavam no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo.
“Em todos os lugares está difícil, mas ali no Harmonia, em Canoas, achei a situação mais terrível”, comentou Daniel.
Também no Santo Afonso, 19 voluntários auxiliavam na limpeza da igreja do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, na Rua Leopoldo Wasum. Somente neste sábado o tempo foi aberto pela equipe que veio do bairro Rondônia. Como todas as pessoas que frequentam a igreja também estão com as casas sujas, a igreja pediu ajuda para colocar o espaço em dia.
De Ivoti, um grupo de nove pessoas foi para Canoas também auxiliar na limpeza das casas. O engenheiro químico Rodrigo Litina dos Santos faz parte do time. Entre os espaços que serão limpos está a casa da mãe de Santos, no bairro Harmonia.
“Mas aqui eu tenho outros primos também, que moram no bairro Matias e também foram afetados. Então a gente está organizando equipes para limpeza”, comentou. De acordo com ele, a ida dos voluntários de Ivoti para outras cidades recebe o apoio da prefeitura.