Uma solenidade no Teatro Municipal na manhã desta sexta-feira (1º) marcou a passagem de comando do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM). Desde o final de janeiro, o batalhão, com sede em São Leopoldo, e que atende também as cidades de Capela de Santana e Portão, é comandado pelo tenente-coronel Flori Chesani Júnior. Ele assumiu o cargo antes ocupado pelo também tenente-coronel, Alexsandro do Nascimento Goi, que estava à frente do 25º BPM desde fevereiro de 2022 e que assumiu o comando do 24ºBPM de Alvorada.
O evento foi acompanhado por autoridades políticas, civis e militares, entre elas os prefeitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi e de Portão Kiko Hoff e o comandante regional de polícia ostensiva do Vale do Sinos, o coronel Luís Felipe Neves Moreira. Em sua fala, Moreira agradeceu ao trabalho realizado por Goi à frente do batalhão e desejou boa sorte ao novo comandante.
“Parabenizo o coronel Goi pelo trabalho realizado e que foi reconhecido pelo comando, prova disso é que recebeu um grande desafio, por estar à altura disso”, comentou. “O coronel Chesani, tenho certeza, fará um excelente trabalho e terá o nosso apoio, e pela presença de vocês hoje aqui, certamente terá o apoio de todos”, completou, fazendo referência ao teatro lotado de convidados.
Em sua fala, o coronel Goi destacou os feitos conseguidos à frente do batalhão e agradeceu ao trabalho e empenho dos policiais do 25ºBPM.”Nestes dois anos, procurou-se um caminho segmentado pelo compromisso com a saúde, segurança e qualidade de vida dos nossos policiais. Foram anos intensos e de grande aprendizagem. A saudade será enorme”, destacou.
“É um privilégio contar com a forte presença da comunidade aqui hoje para quem está chegando e chegando, e principalmente, para a Brigada Militar, que goza de um prestígio muito grande na cidade”, frisou o coronel Chesani.
Novo comandante
Natural de Cruz Alta, Chesani Júnior tem 45 anos, 27 deles atuando na Brigada Militar. Formado pela Universidade de Caxias do Sul, é mestre em Direito e possui diferentes especializações e cursos realizados no decorrer da carreira, entre eles o de polícia comunitária, feito em 2015 em Tóquio, no Japão.
Em sua trajetória militar, já trabalhou como comandante de companhia, chefe de agência regional de inteligência e chefe da assessoria de Recursos Humanos. Antes de ser transferido para o Vale do Sinos, Chesani Júnior atuava como subcomandante do 12º BPM, de Caxias do Sul. Esta, segundo ele, será sua primeira experiência fora da cidade da Serra gaúcha.
Em São Leopoldo, o coronel chega com o desafio de manter os baixos índices criminais. Em 2023, a cidade atingiu queda histórica de crimes, tendo os menores números de homicídios e roubos dos últimos cinco anos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags