A chuva intensa ao longo da primeira semana de maio em Canoas deixou diversas ruas alagadas, um problema crônico que ocorre em diferentes pontos da cidade. O acumulado de cerca de 110 milímetros superou a média mensal prevista de 95 milímetros para o mês. Segundo a MetSul Meteorologia, a tendência é que o tempo se estabilize no decorrer da semana.
O coordenador da Defesa Civil de Canoas, Igor Sousa, avalia a situação recorrente dos alagamentos. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Obras e as subprefeituras para sejam abertas novas bocas de lobo [bueiros], o objetivo é aumentar o escoamento da água. Essas são medidas para médio e longo prazo. Nas ações imediatas, seguimos fazendo a desobstrução dos canos, o lixo descartado de forma irregular nas ruas é um dos principais agravantes”, destaca.
Sousa cita alguns pontos críticos com alto acúmulo de água no município. “Na região da subprefeitura Nordeste, por exemplo, na Rua B Triângulo da Vitória, no Guajuviras, será preciso ter boca de lobo dos dois lados da via. Recentemente, no início da Rua Pedro Adriano Hilgert, no Centro, foi feita uma nova boca de lobo”, evidencia.
Ruas como Engenheiro Kindler (bairro Harmonia), Bartolomeu de Gusmão (bairro Fátima), Rua Tietê (bairro Igara) e parte da Avenida Açucena ficaram alagadas após a última chuva. Segundo moradores das localidades, a água chegou na altura das canelas.
“Mantemos o trabalho integrado do nosso setor com a Secretaria de Obras e as subprefeituras visando reduzir o impacto do volume de água acumulado. Consideramos um bom resultado, conseguimos eliminar os focos dos alagamentos”, finaliza o coordenador da Defesa Civil de Canoas.
LEIA TAMBÉM
Medidas preventivas
Conforme a Prefeitura de Canoas, as medidas preventivas para evitar alagamentos foram intensificadas. Os trabalhos incluem a limpeza de bocas de lobo, conserto de erosões, serviços de capina, roçada e recolhimento de entulhos. As ações do programa Choque de Limpeza já passaram pelos bairros Niterói, Guajuviras e Harmonia. Nas últimas semanas foram 3.445 toneladas de resíduos recolhidos.
Ecopontos
Canoas possui cinco ecopontos. Nestes locais, é possível descartar até 2m³ (2000 litros, equivalente aproximadamente a uma caçamba de caminhonete ou reboque) de alguns tipos de resíduos, entre eles: caliça (resto de obra), madeira, móveis, galhos, resíduos de poda, papel, papelão, plástico, eletroeletrônicos e vidro.
Não é permitido o descarte de resíduos orgânicos, latas com resíduos de tinta, solventes, impermeabilizantes, pilhas, baterias, e lâmpadas fluorescentes ou LED no local.
Todos os ecopontos abrem diariamente (incluindo sábados, domingos e feriados), das 8 ao meio-dia e das 13 às 18 horas.
Localização:
Ecoponto Nazário: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – Bairro Guajuviras.
Ecoponto Esperança: Avenida Esperança, 1346 – Bairro Igara.
Ecoponto Espumoso: Rua Espumoso, 315 – Bairro Mathias Velho.
Ecoponto Rio Branco: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – Bairro Rio Branco.
Ecoponto Niterói: Rua Paulo Fonteles 1560 – Bairro Niterói.
- Categorias
- Tags