Desde o feriado do dia 15 de novembro, mais de 29,6 mil gaúchos estão fora de suas casas. O Rio Grande do Sul foi atingido por chuva intensa, que causou enchentes, desabamentos e deslizamentos de terra. Segundo a Defesa Civil, até o fim da manhã desta quarta-feira (22), 179 municípios reportaram danos ou ocorrências.
Ainda de acordo com o órgão estadual, cinco pessoas morreram em decorrência da chuva no Estado. Além disso, 25.479 pessoas estão desalojadas e 4.204 desabrigadas.
No começo da tarde desta quarta, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco de temporais na região metropolitana de Porto Alegre, nordeste, centro-leste, centro-oeste, noroeste e parte do sudoeste gaúcho. Conforme o comunicado, há risco de chuva e ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. A medida de precaução tem vigência até as 17 horas.
A MetSul Meteorologia explica que apesar do avanço da frente fria que traz instabilidade para o território gaúcho, a previsão não indica um novo episódio de tempo severo. Os volumes de chuva esperados nas bacias onde o nível do rio ainda é alto não devem ser suficientemente elevados para que ocorram novas enchentes.
A quinta-feira (23) ainda deve ter tempo instável no Estado, especialmente na metade norte, podendo ter chuva, raios e trovoadas. Mas, segundo a MetSul, na sexta-feira (24) o sol aparece em todas as regiões, dando início a uma sequência de dias com tempo firme no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM