O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para chuvas intensas no Rio Grande do Sul, neste final de semana.
LEIA MAIS: Ventos de até 120 km/h podem atingir o RS com formação do ciclone atípico Biguá nas próximas horas
Alerta vermelho
O Inmet publicou um alerta vermelho, que representa perigo, para chuvas intensas no RS, nas regiões Sudoeste, Sudeste e Metropolitana de Porto Alegre. Ele vale das 10h06 deste sábado até 15 horas de domingo (15).
As chuvas podem ser entre 30 e 60 mm/h ou 100 m/dia nas regiões. Ainda, os ventos podem ser fortes, com rajadas de 60 a 100 km/h.
Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
CONFIRA: Como fica vacinação de idosos contra a Covid-19 no calendário anual
Alerta amarelo
O alerta amarelo, que indica risco potencial para chuvas intensas, foi publicado às 10h36 desta manhã e, assim como o anterior, vale até as 15 horas deste domingo.
Os volumes podem ser de 20 a 30 mm/h, ou até 50 mm dia. Além disso, ventos intensos de 40 a 60 km/h podem atingir parte do Estado.
Estão na área de risco as regiões Sudoeste, Noroeste, Vale do Itajaí, Centro Ocidental e Oriental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste e Nordeste. Além delas, o alerta vale também para partes do Paraná e Curitiba.
Ainda, o Inmet alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, ainda que baixo.
VEJA TAMBÉM: Voluntária arrecada brinquedos para consertar e doar a crianças carentes em Esteio
Ciclone Biguá
Um ciclone intenso se forma na costa Sul do RS neste sábado e trará, além da chuva, rajadas de ventos de até 120 km/h em algumas cidades, em especial na região e no Leste. O ciclone subtropical é atípico e foi nomeado de Biguá, de acordo com a MetSul Meteorologia.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Recomendações
Em caso de rajadas de vento, o recomendado pelo Inmet é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, assim como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para mais informações ou em caso de emergências, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM