Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é uma porta de entrada para diversas universidades públicas do Brasil e utiliza a nota do Enem do ano anterior. No Rio Grande do Sul, existem mais de 16 mil vagas disponíveis em oito instituições.
Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, a partir desta segunda-feira (22) até as 23h59 de quinta-feira (25). A inscrição para o Sisu é gratuita e realizada por meio dos serviços digitais do governo federal (gov.br).O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.
Confira o número de vagas por instituição, no Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (3.429)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (3.319)
Universidade Federal do Rio Grande (Furg) (2.571)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) (2.272)
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (2.228)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1.718)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) (697)
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) (670)
Maioria das vagas do Sisu é para cursos em tempo integral
O Sisu 2024 ofertará mais de 123 mil vagas para cursos em tempo integral, das 264 mil vagas ofertadas no processo seletivo, em diferentes turnos. O número corresponde a 46% do total de vagas. Já o turno noturno contará com cerca de 87 mil vagas; o matutino, com mais de 31 mil; e o vespertino, com mais de 20 mil oportunidades. Outros formatos somam quase 3 mil vagas.
Sisu destina 53% das vagas a ações afirmativas
O processo seletivo de 2024 ofertará 264.360 vagas. Destas, 53,6% serão destinadas a ações afirmativas. Ao todo, serão 121.750 vagas para cotas — em atendimento à Lei de Cotas (Lei n. 14.723/2023) — e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição. Já a ampla concorrência contará com 122.711.
Prouni como alternativa para ingressar no ensino superior particular
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é também um caminho possível para a primeira graduação. O programa oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas.
O período de inscrição para o programa será de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação do resultado ocorrerá em duas chamadas, sendo a primeira para o dia 6 de fevereiro; e a segunda, para o dia 27 do mesmo mês.
O candidato poderá se inscrever nas bolsas integrais, se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 1,5 salário mínimo, ou parciais, se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 3 salários mínimos.
No Rio Grande do Sul, serão disponibilizadas 23.452 bolsas integrais (100%) e 3.745 bolsas parciais (50%) de estudo em instituições particulares.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- Ações afirmativas
- Bolsas de Estudo
- Bolsas integrais
- Bolsas parciais
- Chamadas Prouni
- Cursos em tempo integral
- ENEM
- ENSINO SUPERIOR
- Furg
- Governo Federal
- IFSul
- Inscrições Prouni
- Inscrições Sisu
- Instituições particulares
- LEI DE COTAS
- Portal Único de Acesso
- processo seletivo
- Prouni
- Renda familiar
- Rio Grande do Sul
- SISU 2024
- Turnos de estudo
- UFCSPA
- UFFS
- UFPEL
- Ufrgs
- UFSM
- Unipampa
- Universidades públicas
- Vagas em universidades