MAIOR CHEIA DA HISTÓRIA
CATÁSTROFE NO RS: Veja onde situação das enchentes piora e melhora, segundo a Metsul
Empresa especializada em meteorologia analisa o comportamento da cheia na e projeta próximos dias
Última atualização: 05/05/2024 22:15
O nível do Rio dos Sinos permanecerá bastante alto ao longo desta semana, embora já tenha começado a recuar do pico de inundação. Conforme a MetSul Meteorologia, “o pico de vazão do Sinos estará neste começo de semana na parte final da bacia, entre Esteio e Canoas”.
Isto significa que Canoas ainda terá marcas elevadas na cheia nos próximos dias. A MetSul aponta também que ainda haverá áreas de inundação em cidades do eixo da BR-116, de Campo Bom a Canoas.
Porto Alegre também terá os próximos dias marcados pela permanência da inundação. A tendência é que o nível do Guaíba recue dos 5,30 metros que atingiu no domingo (5) e atinja 5 metros entre segunda e terça-feira (7). Ao longo da semana, espera-se que altura do Guaíba chegue abaixo da cota de inundação.
“A enchente, assim, vai durar muitos dias ainda, especialmente com o Jacuí altíssimo entre o meio e o final da bacia, o que vai manter muitos bairros da capital sem água e luz ainda por período prolongado”, destaca a MetSul.
Elevação mais drástica do nível da água
A MetSul informa que no decorrer da semana, a região da Lagoa dos Patos e o seu entorno deverá sofrer com inundações. “para onde vai a quantidade descomunal de água da Grande Porto Alegre. Cidades costeiras, como Pelotas e Rio Grande, terão inundações e que serão severas”, alerta a meteorologia.
Onde o pior já passou?
As regiões do Vale do Taquari, Central e Serra seguem com o níveis dos rios baixando desde a semana passada e deverão continuar nesse ritmo nesta semana.