EVENTO GRATUITO
Simulação de guerra com cavalaria, blindados e aeronaves é atração neste sábado
Evento celebra o 215º aniversário de nascimento do patrono da Cavalaria do Exército brasileiro
Última atualização: 07/03/2024 15:00
As batalhas que marcaram a vida do marechal Manoel Luis Osório, patrono da Cavalaria do Exército brasileiro, serão encenadas em uma solenidade aberta ao público, neste sábado (13), em Tramandaí. A partir das 10 horas, o Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório (RS-030, km 101, Tramandaí) vai celebrar o 215º Aniversário de Nascimento do Patrono da Arma de Cavalaria.
A atividade, que anualmente atrai grande público (veja fotos abaixo), organizada pelo Comando Militar Sul (CMS), envolve um grande efetivo de militares e viaturas, as encenações contarão desde a infância do patrono até a sua participação em diversas batalhas ao longo da história nacional. Haverá também demonstrações sobre a evolução da cavalaria brasileira, com apresentações hípicas por parte do 3° Regimento de Cavalaria de Guardas (3° RCG), a unidade responsável pela solenidade.
O evento finaliza com a “Carga de Cavalaria”, um dos momentos mais aguardados pelo público, onde a batalha é simulada com explosões em meio ao campo e blindados, veículos, cavalos e aeronaves cruza o parque.
A solenidade contará com a presença do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e do comandante Militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento.
Veja fotos da solenidade de 2022:
Sobre o patrono
Marechal Manoel Luis Osorio nasceu em 10 de maio de 1808, na Fazenda Conceição do Arroio, hoje parque histórico que leva o seu nome. Foi comandante de esquadrões, regimentos e exércitos. Participou das Campanhas da Independência, Cisplatina, de Monte Caseros e da Guerra da Tríplice Aliança. De seus vários atos de bravura, o Exército destaca a atuação como tenente-coronel em Monte Caseros, “quando, à frente do 2º Regimento de Cavalaria, na vanguarda das tropas brasileiras, inflige ao inimigo o rompimento do seu dispositivo de defesa e comanda decisivas operações de aproveitamento do êxito e perseguição.”, descreve a biografia. Marechal e marquês, em seu brasão há três estrelas douradas que representam os ferimentos sofridos no rosto durante a Batalha de Avaí, em dezembro de 1868.