A sétima edição do Pedal com a Prefa ocorre nesta segunda-feira (29). O evento será alusivo à campanha Maio Amarelo, mês dedicado à redução de acidentes no trânsito. A concentração será às 19h30, em frente ao Paço Municipal (Rua 15 de Janeiro, 11 – Centro), com largada às 19h45.
A participação é aberta ao público em geral. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que organiza o evento, sugere que cada participante leve dois quilos ou mais de alimentos não perecíveis. A arrecadação será destinada para famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
“Estamos recomendando o uso de roupas amarelas, em referência ao movimento de conscientização sobre a prevenção para reduzir acidentes no trânsito. Outro ponto que temos como objetivo é o incentivo à prática de esportes”, explica a secretária da Smel, Letícia Boll Vargas.
O percurso de 23 km vai passar por ruas e avenidas da região central, Victor Barreto, Boqueirão, A. J. Renner, Santos Ferreira, Guilherme Schell, Domingos Martins, entre outras. A chegada será na Praça do Avião (BR-116). O itinerário completo está disponível no site da Prefeitura de Canoas.
LEIA TAMBÉM
Falta de ciclovias
O padre do Santuário São Cristóvão, Rodrigo Costa, de 41 anos, há cerca de um ano e meio tem como hobby o ciclismo. “Em grupo, pratico duas vezes na semana. Fazemos diferentes trajetos dentro da cidade. Contudo, enfrentamos dificuldades, Canoas não foi pensada para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e nem como esporte. As pouquíssimas ciclovias que temos são muito curtas, elas não possuem continuidade”, lamenta.
Costa aponta outros dois problemas recorrentes; falta de iluminação e buracos em trechos no final da Avenida Guilherme Schell (divisa com Porto Alegre) e na BR-116 próximo à Petrobras (divisa com Esteio). “Por exemplo, na volta [de Esteio para Canoas], não temos opção, ou fazemos a volta e passamos pela passarela do trem ou voltamos na contramão. Em 2019, o Dnit deu o parecer que viabilizava a construção de uma ciclovia nessa região, mas não foi para frente”, diz.
O padre conta que já presenciou acidentes em decorrência de ondulações no asfalto. “Um dos ciclistas do grupo estava andando em um trecho mal iluminado, o pneu encostou num buraco, ele caiu e quebrou a mão.”
O que diz a Secretaria de Transportes e Mobilidade
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade de Canoas, Gilson Azevedo, estão sendo feitos estudos para a criação de novas ciclovias. Atualmente, o município possui apenas 15 km de ciclovias.
“Além de novas ciclovias estamos estudando a possibilidade de interligar as atuais. A partir desses estudos faremos projetos para melhorar a mobilidade com bicicletas”, enfatiza Azevedo. “As lâmpadas queimadas nos postes estão sendo trocadas gradualmente”, diz.
Em 2022, foram registradas três mortes de ciclistas no município.