Pedir ajuda faz bem. A frase faz parte da nova campanha da Secretaria da Saúde (SES) do governo do Rio Grande do Sul, lançada nesta terça-feira (10), no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
CONFIRA: Pensando em adotar um pet? Piquete Adotchê faz evento com animais resgatados na enchente
Em 2023, ainda que os dados sejam preliminares, foram registradas 1.548 mortes no Rio Grande do Sul. A nova campanha “Juntos na torcida pela vida – pedir ajuda faz bem” foca na prevenção e na valorização da vida.
Durante todo o mês de setembro, a população poderá assistir vídeos nas redes sociais oficiais do governo sobre o assunto. Ainda, irão participar atletas dos times Grêmio e Internacional, relembrando a importância de pedir ajuda quando estiver em sofrimento.
LEIA MAIS: Evento para adolescentes da região incentiva discussões sobre saúde mental e valorização da vida
Outras ações
A campanha é desenvolvida pelo Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio. A programação inclui ainda outras ações para reafirmar a promoção à vida, buscando acolher e escutar, dar atenção e cuidar das pessoas que estão sofrendo.
Entre elas, estão o 8º Seminário Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, que acontecerá presencialmente em Rio Grande, no dia 18 de setembro, mas que também será transmitido on-line. Para participar, basta se inscrever clicando aqui.
Além disso, o Palácio Piratini e outros prédios públicos serão iluminados até o dia 15 deste mês, na cor amarelo, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Precisa de ajuda? Não se cale
“Se você estiver se sentindo deprimido e/ou sem motivação para viver, busque ajuda”, afirma o governo do Estado.
Compareça à unidade de saúde mais próxima da sua residência e converse com um profissional.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia.
O CVV tem cerca de 3 mil voluntários e atende aproximadamente 8 mil ligações por dia.
Telefone do CVV: 188
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags