O Dia da Independência, comemorado neste sábado (7), foi marcado por desfiles cívicos em municípios da região. Sapucaia do Sul, Esteio e Portão celebraram o feriado com escolas e entidades. Embora a chuva tenha atrapalhado o início da atração em Esteio e em Portão, a instabilidade climática não impediu os municípios de desfilarem.
Em Sapucaia, a comunidade contou com passe livre no transporte público entre as 12h e 18h para facilitar o acesso ao desfile na Avenida Sapucaia. A atração teve o tema “Rio Grande do Sul – Terra de Tradição, Força e Coragem” e a participação de mais de 70 instituições entre escolas, ONGs e órgãos do governo.
Em Esteio, o desfile iniciou na Avenida Presidente Vargas e seguiu até a Avenida Padre Felipe, onde ocorreu a dispersão.
A atividade contou com a participação de 29 escolas, sendo quatro delas de São Leopoldo: a fanfarra da EEEF Prof. Emilio Boeckel, a banda da EEEM Amadeo Rossi, a banda da EMEF João Belchior Marques Goulart e a banda da Emef Barão do Rio Branco. Também estiveram presentes secretarias e órgãos do município, como a Brigada Militar e os Bombeiros, e entidades como o Grupo de Escoteiros e o Conta Comigo.
Veja também: Confira a programação da Feira do Livro de São Leopoldo
Em Portão, o desfile cívico começou na Rua 9 de Outubro, seguindo pela Rua São Leopoldo e passando por pontos das Ruas Gramado e Ivoti até encerrar na Rua Ivoti. A celebração foi aberta com a faixa “Portão, meu chão: Terra de solidariedade e desenvolvimento”, carregada pelas Soberanas da 19ª Volksfest.
Dentre os participantes, estiveram 26 escolas, sendo cinco estaduais (três de educação infantil e uma de ensino técnico), uma da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e 14 municipais (seis de educação infantil e oito de ensino fundamental).
Estiveram presentes, ainda, secretarias municipais, órgãos de segurança como a Polícia Rodoviária, os Bombeiros e o Consepro, além de entidades locais e representantes do comércio da cidade.
São Leopoldo sem desfile cívico
Em São Leopoldo, a prefeitura afirmou, mediante assessoria de imprensa, que não há a realização de desfiles cívicos oficiais pelo município. Segundo a Secretaria de Educação (Smed), em consulta às escolas, as comunidades escolares informaram que não há adesão à atividade da data de 7 de Setembro, e optaram por não aderir a atividade. A última organização da Smed na Semana da Pátria ocorreu em 2016 (há oito anos), e desde então, as escolas têm optado por realizar desfiles descentralizados em seus bairros, por livre escolha.
Ainda conforme a Smed, a Semana da Pátria integra o currículo disciplinar como parte da História e da construção da cidadania. De acordo com a assessoria, as escolas normalmente desfilam no 20 de Setembro, nas comemorações da Semana Farroupilha.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags