abc+

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Saiba quais serviços lideram as reclamações no Procon-NH

Consumidores apontam uma série de problemas nas relações de consumo

Moacir Fritzen
Publicado em: 10/09/2024 às 07h:00 Última atualização: 10/09/2024 às 07h:17
Publicidade

Os serviços financeiros estão no topo da lista das principais reclamações apresentadas por consumidores no Procon de Novo Hamburgo. Outros segmentos comerciais figuram no ranking e destaque também para os meios eletrônicos. Com a popularização do e-commerce, os casos deste tipo de negócio também aparecem entre as principais demandas de pessoas que recorrem ao órgão para conseguir fazer prevalecer os seus direitos.

Procon fica na Rua David Canabarro, 20, no Centro | abc+



Procon fica na Rua David Canabarro, 20, no Centro

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Coordenadora administrativa do Procon-NH, Fabiana Loreni da Rosa recomenda que as pessoas tenham o máximo de cuidado ao realizar compras on-line. “Quando a pessoa chega aqui dizendo , ah comprei pelo (…), a gente ja sabe que se trata de golpe. Neste ai neste caso, não temos o que fazer, pois não tem um endereço efetivo para notificar. Resta orientar registrar um BO e, às vezes, tentar a via judicial”, alerta.

Outra dica de segurança dada por Fabiana é nunca confirmar dados pessoais por telefone.

Essas medidas simples podem evitar grandes dores de cabeça e prejuízos financeiros.

O atendimento do Procon de Novo Hamburgo é destinado ao público de consumidores (as) residentes do município. O órgão realiza o atendimento presencial pré-agendado pelos telefones (51) 3581-9531 e 3097-9444, pelo WhatsApp (51) 9750-0023 ou pelo e-mail procon@novohamburgo.rs.gov.br, das 9 às 15 horas, de segundas a sextas-feiras.

Ranking de queixas

1° Serviços financeiros

Os serviços financeiros estão entre os itens mais reclamados pelos consumidores, o segmento abrange bancos, financeiras e administradoras de cartão. Ele tem como principais reclamações a cobrança indevida, falta de informação sobre serviços de crédito, entre outras.

2° Telefonia/telecomunicações

O segmento de operadoras telefônicas e de telecomunicações também é um dos mais reclamados pelos consumidores, que ficam insatisfeitos principalmente com portabilidade e falta de conseguir cancelar.

3° Cobrança indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços

A cobrança indevida ocorre quando o fornecedor exige do cliente um valor que não lhe é devido. Às vezes, a cobrança pode surgir por algum erro ou por má-fé.

Os principais tipos de cobrança indevida relatados pelos consumidores são: cobrança de dívida já paga, fraudes, débito automático não autorizado, tarifas bancárias escondidas em pacotes de serviços, seguros não solicitados e incluídos, entre outros.

4° Dificuldade de comunicação

A dificuldade de comunicação é caracterizada quando o fornecedor de produto ou serviço não oferece canais de comunicação com o cliente, sendo uma situação mais comum para compra de produtos ou serviços a distância, como pela Internet.

5° Compra de produto com defeito e/ou vício

Essa situação pode ocorrer quando o produto não oferece a segurança que dele legitimamente se espera. É direito do consumidor exigir a reparação de todos os danos sofridos, como estéticos e morais.

6° E-commerce

Os principais problemas são: atraso na entrega, produto com defeito, mercadoria errada, propaganda enganosa, falta de informação, dificuldade de comunicação, entre outros.

7° Transporte aéreo

É destacado os atrasos de voos e a dificuldade de reembolso, que são problemas muito comuns desse segmento.

8° Energia elétrica e abastecimento de água

Os principais problemas reclamados contra esse segmento são: taxas irregulares, aumento na conta de luz e/ou água e cobrança indevida.

9° Vendas feitas por sites falsos ou perfis de redes sociais falsos

A criação de perfis e fan pages falsos em redes sociais, facilita a ação dos cibercriminosos porque, além de explorar o tráfego da marca, consegue direcionar o golpe de várias formas na Internet. O golpe pode ocorrer, propriamente, dentro da rede social onde está se cometendo o golpe, ou em outros sites autorais utilizados para induzir o consumidor ao erro.

Para fazer a reclamação, é necessário ter em mãos:

Documento de identificação atualizado: RG, CPF, CNH, comprovante de residência nominal ou declaração de residência.

Documentos comprobatórios da relação de consumo: são exemplos, nota ou cupom fiscal, ordem de serviço, contratos, pedidos, faturas de cartão de crédito, comprovantes de pagamento, rótulos ou embalagens, recibos, extratos bancários, extratos de consignados, folhetos ou anúncios publicitários, protocolos, prints da compra entre outros.

O consumidor ainda tem a opção de registrar a reclamação através do site www.consumidor.gov.br (site governamental).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade