EDUCAÇÃO
Serão R$ 5,9 milhões para abrir 257 vagas em escola do bairro Olaria, em Canoas
Prefeitura assinou ordem de serviço para obra que aumentará número de estudantes no bairro
Última atualização: 15/01/2024 17:36
Foi assinada a ordem de início de serviços da reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Antônio de Sousa Netto. Em fevereiro de 2021, tinha sido assinada uma ordem de início de serviços na Emef, mas o contrato foi rescindido unilateralmente em 19 de julho de 2022.
Após 37 anos, a escola do bairro Olaria, fundada em maio de 1985, além de ter sua edificação de madeira reconstruída em alvenaria, terá acessibilidade.
O prefeito em exercício, Nedy Marques, destaca que investir em educação é investir no futuro do município. "Esta obra de reconstrução vai permitir que os nossos estudantes sejam atendidos em estruturas melhores e mais adequadas. Com um ambiente mais atrativo, moderno e seguro", aponta. "Eles terão um incentivo a mais para aprender e se preparar para o futuro. A valorização da escola pública se faz com investimentos e é isso que nós estamos fazendo."
A secretária de Educação, Beth Colombo, relembra a fundação da escola e já conta os dias para entregar a nova estrutura para os alunos, professores e comunidade canoense.
"Que tenhamos em 450 dias um prédio definitivamente entregue à comunidade do bairro Olaria. Há 37 anos, eu tive o privilégio de escolher o nome dessa Emef", recorda. "O prefeito, na época, apenas pediu que fosse um herói farroupilha. Nós tínhamos duas escolas para construir e construímos as duas: Emef General Antônio de Souza Netto e Emef David Canabarro." Segundo ela, o tempo passou e, hoje, aos 69 anos, está tendo a honra de assinar o contrato que "dará a certeza de que a escola terá a sua sede construída e com pilares sólidos como a base da sua história."
Sonho
A felicidade e emoção tomaram conta do rosto da diretora Walnise Elaine Schneider de Oliveira, após a assinatura do prefeito.
"Tenho 30 anos de trabalho nessa escola e fico muito feliz com a retomada dessa obra. Agora temos outra empresa que vai desenhar e estruturar o futuro daquela comunidade que tanto merece", diz. "Eu estou bastante emocionada porque eu vivo junto com aquela comunidade a construção do legado da nossa escola. Só tenho a agradecer a todos. E como diria o general Netto, 'força, coragem e vamos à luta'."
Atualmente, a escola tem capacidade para atender 243 alunos: seis turmas no período da manhã e seis turmas no período da tarde. A estimativa é de que, após a conclusão da obra, a capacidade aumente para mais de 500 estudantes.
Obra deve ficar pronta em março de 2024
A empresa responsável pela reconstrução da escola é a CTA ENG Construtora, que terá o valor de R$ 5.950.537,27 para executar os serviços.
A fonte do recurso é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a conclusão da obra está prevista para março de 2024.
A nova estrutura contará com 11 salas de aula, direção, vice-direção, supervisão, orientação, secretaria, sala dos professores, sanitários adaptados, despensa, área de serviço, depósito de limpeza, cozinha, refeitório, sanitário de funcionários, refeitório, rampa de acesso, escadaria, sanitários de alunos, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, depósito, depósito de materiais esportivos, circulações, quadra esportiva coberta, com área de 575,35 metros quadrados e torre de reservatórios, com área de 20,25 metros quadrados.