TEMPERATURAS EM QUEDA

"Sensação de frio intenso o dia todo": Vento, chuva e ar polar devem manter tardes geladas nos próximos dias

Metade de julho deve ser de frio rigoroso, típico da estação, com máximas que devem chegar aos 12°C entre sexta e sábado

Publicado em: 03/07/2024 16:55
Última atualização: 03/07/2024 20:32

Combinação de chuva, vento sul gelado, umidade e temperatura baixa especialmente à tarde deixará os gaúchos com a sensação de frio prolongado nos próximos dias. É isso que informa a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, nesta quarta-feira (3).


Estael Sias explica como será primeira metade do mês de julho Foto: Reprodução/Redes sociais

A terça-feira (2) foi marcada por temperaturas baixas. No entanto, a tarde ensolarada chegou a dar certo conforto e aquecimento. Nesta quarta, apesar de máximas mais altas, em torno de 19°C no Vale do Sinos, a ausência do sol fez com que a sensação não seguisse a marca dos termômetros em alguns pontos do território gaúcho.

O predomínio das nuvens antecipa a volta da chuva, que já deu as caras em alguns pontos e, em outros, se não até o fim da noite, deve retornar no decorrer da quinta-feira (4) em boa parte do Estado. Com isso, as temperaturas devem voltar a despencar nessas localidades.

A meteorologistas explica que será frio no centro, no sul e no leste do Estado, enquanto em cidades mais ao norte e ao noroeste do Rio Grande do Sul, o ar mais quente ainda influencia o tempo com maior aquecimento. Na sexta (5) e no fim de semana, o ar frio avança e cobre todo o território gaúcho.

Durante o sábado (6) e o domingo (7), a chuva requer atenção dos Campo de Cima da Serra, onde os acumulados podem ser entre 50 e 100 milímetros em 24 horas. Na grande Porto Alegre, a previsão é de 10 a 15 milímetros.

O amanhecer de sábado deve ser de temperaturas negativas em algumas regiões, como já registrado no fim de semana anterior, além da presença de geada na metade sul do RS. "Perspectiva de máximas ao redor de 10°C a 12°C, inclusive na região metropolitana", explica a meteorologista. O domingo também deverá ser de tarde fria, com marcas que devem alcançar 15°C.

O início da próxima semana também deve seguir esse padrão, com idas e vindas da instabilidade e marcas baixas nos termômetros.

"A gente vai ter que se agasalhar um pouco mais [em] uma condição típica de inverno. No ano passado foi um pouco mais ameno, agora, a gente tem um mês de julho, pelo menos, se mostrando com frio mais rigoroso, típico desta época do ano, nesta semana. Depois, a temperatura vai ficar oscilando bastante ao longo da estação, essa é a expectativa", conclui Estael. 

Veja o vídeo completo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas